dc.contributor.author |
Bittencourt, Dênia Falcão de |
|
dc.date.accessioned |
2016-04-08T19:11:33Z |
|
dc.date.available |
2016-04-08T19:11:33Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
BITTENCOURT, D. F. de. Resolução e transformação de conflitos no âmbito da EaD. Ponta Grossa: NUTEAD/UEPG, 2015. (Coletâneas NUTEAD, Série Docência e Tutoria, n.2). 81 p. |
pt_BR |
dc.identifier.isbn |
978-85-8024-296-6 |
|
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/939 |
|
dc.description.abstract |
Denominado como “Resolução e Transformação de Conflitos no âmbito da EaD”, para atender a didática de EaD, sua narrativa apresenta uma linguagem dialógica, que convida o leitor à reflexão, ao mesmo tempo que propõe atividades de aprendizagem e de construção de conhecimentos. Os temas são destinados à formação continuada de professores e tutores em EAD buscam desenvolver habilidades e competências em Resolução e Transformação de Conflitos no âmbito da EaD. Para tal, apresenta como desafio levar o leitor a: compreender como se organiza a educação virtual e as relações interpessoais; desenvolver visão sistêmica da organização da EAD: foco na comunicação e nas pessoas; entender as competências necessárias para gerir conflitos no exercício da tutoria em educação à distância, e a importância delas para a prática da tutoria em Resolução e Transformação de Conflitos no âmbito da EaD; desenvolver estratégias para Resolução e Transformação de Conflitos no âmbito da EaD; aprimorar conhecimentos, habilidades e atitudes necessários à mediação para resolução e transformação de conflitos em EaD; compreender a importância da construção de elos na relação tutor/estudante para facilitar os processos de resolução e transformação de conflitos em EaD. Propõe dialogar sobre como o tutor dever agir diante de “situações conflitantes nos espaços virtuais”. A importância do tema parte do entendimento que na educação a distância o papel da tutoria é mais árduo do que o do professor de sala de aula presencial, nessa modalidade, a mediação tecnológica tem a distância física de tempo e espaço, e a não possibilidade da leitura do face a face para obter bom entendimento com aquele que dialogamos. Cabe ao tutor estar sempre atento e mediando o tempo todo, lendo as entrelinhas das mensagens postadas e, direcionando para o foco desejado, as colocações que venham a gerar conflitos momentaneamente ou num futuro virtual brevíssimo. Isso não é tarefa fácil. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.publisher |
NUTEAD/UEPG |
pt_BR |
dc.rights |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
* |
dc.rights.uri |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
* |
dc.subject |
Tutor |
pt_BR |
dc.subject |
Comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Tutoria - prática |
pt_BR |
dc.subject |
Educação a distância |
pt_BR |
dc.title |
Resolução e transformação de conflitos no âmbito da EaD |
pt_BR |
dc.type |
Book |
pt_BR |