Abstract:
|
Denominado como “Resolução e Transformação de Conflitos no âmbito da EaD”, para atender a didática de EaD, sua narrativa apresenta uma linguagem dialógica, que convida o leitor à reflexão, ao mesmo tempo que propõe atividades de aprendizagem e de construção de conhecimentos. Os temas são destinados à formação continuada de professores e tutores em EAD buscam desenvolver habilidades e competências em Resolução e Transformação de Conflitos no âmbito da EaD. Para tal, apresenta como desafio levar o leitor a: compreender como se organiza a educação virtual e as relações interpessoais; desenvolver visão sistêmica da organização da EAD: foco na comunicação e nas pessoas; entender as competências necessárias para gerir conflitos no exercício da tutoria em educação à distância, e a importância delas para a prática da tutoria em Resolução e Transformação de Conflitos no âmbito da EaD; desenvolver estratégias para Resolução e Transformação de Conflitos no âmbito da EaD; aprimorar conhecimentos, habilidades e atitudes necessários à mediação para resolução e transformação de conflitos em EaD; compreender a importância da construção de elos na relação tutor/estudante para facilitar os processos de resolução e transformação de conflitos em EaD. Propõe dialogar sobre como o tutor dever agir diante de “situações conflitantes nos espaços virtuais”. A importância do tema parte do entendimento que na educação a distância o papel da tutoria é mais árduo do que o do professor de sala de aula presencial, nessa modalidade, a mediação tecnológica tem a distância física de tempo e espaço, e a não possibilidade da leitura do face a face para obter bom entendimento com aquele que dialogamos. Cabe ao tutor estar sempre atento e mediando o tempo todo, lendo as entrelinhas das mensagens postadas e, direcionando para o foco desejado, as colocações que venham a gerar conflitos momentaneamente ou num futuro virtual brevíssimo. Isso não é tarefa fácil. |