O estado do conhecimento sobre as escolas técnicas de 1987 a 2010

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O estado do conhecimento sobre as escolas técnicas de 1987 a 2010

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dc.contributor.author Zanlorense, Maria Josélia
dc.contributor.author Nascimento, Maria Isabel Moura
dc.date.accessioned 2013-02-15T19:05:11Z
dc.date.available 2013-02-15T19:05:11Z
dc.date.issued 2011-11
dc.identifier.citation ZANLORENSE, M. J.; NASCIMENTO, M. I. M. O estado do conhecimento sobre as escolas técnicas de 1987 a 2010. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 10., 2011, Curitiba. Anais eletrônicos... Curitiba: PUCPR, 2011. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/6050_3522.pdf >. Acesso em: 15 fev. 2013. pt_BR
dc.identifier.uri http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/829
dc.description.abstract Objetivamos com este trabalho apresentar de forma quantitativa as pesquisas que se reportam sobre as escolas técnicas; o que é também denominado de estado do conhecimento sobre a esta temática. Para a realização deste estudo nos reportamos ao Banco de Teses e Dissertações da CAPES analisando os resumos encontrados nestes documentos no período de1987 a 2010. Para a seleção dos temas abordados nos resumos e posteriormente classificados utilizamos como critério as palavras “escola técnica” segundo o que apontava os títulos e palavras-chave dos textos. Este proceder possibilitou também um direcionamento neste texto sobre as principais problemáticas discutidas acerca das escolas técnicas e do ensino técnico. Estas se evidenciam aqui nas discussões de alguns estudiosos que discutem esta modalidade de ensino e que envolve as políticas educacionais e suas alterações no decorrer da caminhada do ensino técnico. Diante da realidade exposta nos debates dos estudiosos sobre o que seria a melhor forma de organização do ensino técnico, e que neste texto evidenciamos de forma sucinta, podemos observar que a questão do ensino médio integrado o qual seja – a junção dos conhecimentos científicos acompanhado da formação para o trabalho – teoria/prática, ou ainda a formação intelectual e a formação manual. As quais são vistas e defendidas como o caminho que pode preparar de maneira mais condizente para a realidade do trabalhador. Para dar sustentabilidade no texto aqui apresentado nos respaldamos nos estudos de Cunha (2000), Frigotto e Ciavatta (2005), Kuenzer (1992), Manacorda (1989), Saviani (2003) e demais Decretos e Pareceres que se referem ao ensino técnico em diferentes períodos da história do ensino técnico, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 5692/71, além da atual Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional 9.394/96. pt_BR
dc.description.sponsorship CNPq pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject História da educação pt_BR
dc.subject Escolas técnicas pt_BR
dc.subject Ensino técnico pt_BR
dc.subject Instituições escolares pt_BR
dc.title O estado do conhecimento sobre as escolas técnicas de 1987 a 2010 pt_BR
dc.type Article pt_BR


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