Abstract:
|
Objetivamos com este trabalho apresentar de forma quantitativa as pesquisas que se reportam sobre as escolas técnicas; o que é também denominado de estado do conhecimento sobre a esta temática. Para a realização deste estudo nos reportamos ao Banco de Teses e Dissertações da CAPES analisando os resumos encontrados nestes documentos no período de1987 a 2010. Para a seleção dos temas abordados nos resumos e posteriormente classificados utilizamos como critério as palavras “escola técnica” segundo o que apontava os títulos e palavras-chave dos textos. Este proceder possibilitou também um direcionamento neste texto sobre as principais problemáticas discutidas acerca das escolas técnicas e do ensino técnico. Estas se evidenciam aqui nas discussões de alguns estudiosos que discutem esta modalidade de ensino e que envolve as políticas educacionais e suas alterações no decorrer da caminhada do ensino técnico. Diante da realidade exposta nos debates dos estudiosos sobre o que seria a melhor forma de organização do ensino técnico, e que neste texto evidenciamos de forma sucinta, podemos observar que a questão do ensino médio integrado o qual seja – a junção dos conhecimentos científicos acompanhado da formação para o trabalho – teoria/prática, ou ainda a formação intelectual e a formação manual. As quais são vistas e defendidas como o caminho que pode preparar de maneira mais condizente para a realidade do trabalhador. Para dar sustentabilidade no texto aqui apresentado nos respaldamos nos estudos de Cunha (2000), Frigotto e Ciavatta (2005), Kuenzer (1992), Manacorda (1989), Saviani (2003) e demais Decretos e Pareceres que se referem ao ensino técnico em diferentes períodos da história do ensino técnico, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 5692/71, além da atual Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional 9.394/96. |