dc.contributor.author |
Souza, Audrey Pietrobelli de |
|
dc.contributor.author |
Tozetto, Susana Soares |
|
dc.date.accessioned |
2013-02-15T19:04:53Z |
|
dc.date.available |
2013-02-15T19:04:53Z |
|
dc.date.issued |
2011-11 |
|
dc.identifier.citation |
SOUZA, A. P. de; TOZETTO, S. S. A formação continuada e em serviço: uma experiência vivida por professores e pedagogos de uma escola de tempo integral. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 10., 2011, Curitiba. Anais eletrônicos... Curitiba: PUCPR, 2011. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/4604_3095.pdf >. Acesso em: 15 fev. 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/828 |
|
dc.description.abstract |
Este artigo traz uma discussão sobre dois aspectos da formação do profissional da educação: a formação inicial e a formação continuada do professor. A formação continuada e a formação inicial do professor se compõem de um conjunto de ações sobre a prática pedagógica na escola, tornando-se imprescindível um estudo aprofundado para uma análise e uma reflexão do contexto social, histórico e cultural. Busca-se, neste artigo, valorizar a relação teoria/prática nos cursos de formação de professores, exaltando sua importância no contexto de formação continuada. O texto apresenta o relato sobre uma experiência positiva de formação em serviço de professores, realizada por uma universidade pública em uma escola de ensino fundamental no Paraná. A parceria escola – universidade traz um diálogo importante da teoria com a prática, concretizado num processo de formação de docentes. A base teórica que fundamenta este trabalho esta subsidiada por: Sacristán, Gatti, Pimenta. A metodologia utilizada foi uma investigação empírica com análise qualitativa dos dados coletados através do questionário aplicado aos docentes. A avaliação dos professores participantes sobre o desenvolvimento do projeto de formação continuada e em serviço indicou que, apesar de contar com algumas dificuldades e entraves, essa experiência configura-se como valiosa oportunidade de aprendizagem, de análise da ação educativa efetivada pela escola, de preservação do espírito de coletividade e, acima de tudo, como possibilidade de estudo e formação em serviço. Os resultados da prática de formação inicial e/ou continuada, nos permitem afirmar que investimentos nesse processo revertem-se, em grande parte, em práticas educativas consistentes e comprometidas com a efetivação de um ensino significativo e de qualidade. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Formação inicial de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Formação continuada de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Relação teoria e prática |
pt_BR |
dc.title |
A formação continuada e em serviço: uma experiência vivida por professores e pedagogos de uma escola de tempo integral |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |