dc.contributor.author |
Samways, Andréia Manosso |
|
dc.contributor.author |
Saveli, Esméria de Lourdes |
|
dc.date.accessioned |
2013-02-15T18:34:40Z |
|
dc.date.available |
2013-02-15T18:34:40Z |
|
dc.date.issued |
2011-11 |
|
dc.identifier.citation |
SAMWAYS, A. M.; SAVELI, E. L. Ensino fundamental de nove anos: revisão de literatura. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 10., 2011, Curitiba. Anais eletrônicos... Curitba: PUCPR, 2011. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5995_3331.pdf >. Acesso em: 15 fev. 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/825 |
|
dc.description.abstract |
O presente artigo trata de uma pesquisa exploratória caracterizada como revisão bibliográfica sobre o Ensino Fundamental de nove anos. Os objetivos desta revisão de literatura foram o de ordenar e formar uma síntese, ainda que provisória, das pesquisas existentes sobre a temática para sustentar a pesquisa em desenvolvimento no Programa de Mestrado em Educação da UEPG, na linha de pesquisa História e Política Educacionais, intitulada “Ensino Fundamental de Nove Anos: dimensões políticas e pedagógicas”. O primeiro passo foi o de localizar e analisar os documentos emanados do MEC, sendo um deles, “Ensino fundamental de nove anos: orientações gerais” (2004) disponível no portal do Ministério da Educação, site www.mec.gov.br. Documento que traz várias orientações sobre a política da ampliação do Ensino Fundamental. Outro passo foi o de localizar as pesquisas acadêmicas que tratavam da temática. Para dar conta desta tarefa utilizou-se para a localização das investigações acadêmicas das seguintes palavras-chave: Ensino Fundamental de Nove Anos, Infância e Crianças/Escola. Foram identificadas trinta produções entre teses e dissertações que contribuíram para uma maior compreensão da temática e possibilitaram a construção de uma visão ampla e a elaboração de sínteses importantes sobre a política de ampliação do Ensino Fundamental para nove anos, além de vários artigos e capítulos de livros. Concluiu-se que além de garantir o ingresso à escola obrigatória às crianças de seis anos, as escolas devem promover a adequação do seu projeto pedagógico de modo a atender as singularidades da infância para alcançar os objetivos do Ensino Fundamental de Nove Anos. As pesquisas evidenciaram que há pouca compreensão dos professores sobre a forma de desenvolver o processo de alfabetização no primeiro ano e, da mesma forma revelaram que há poucas evidências sobre a qualidade do processo pedagógico nas classes do primeiro ano. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Fundação Araucária |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Escola |
pt_BR |
dc.subject |
Infância |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental de nove anos |
pt_BR |
dc.title |
Ensino fundamental de nove anos: revisão de literatura |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |