Abstract:
|
O presente artigo trata de uma pesquisa exploratória caracterizada como revisão bibliográfica sobre o Ensino Fundamental de nove anos. Os objetivos desta revisão de literatura foram o de ordenar e formar uma síntese, ainda que provisória, das pesquisas existentes sobre a temática para sustentar a pesquisa em desenvolvimento no Programa de Mestrado em Educação da UEPG, na linha de pesquisa História e Política Educacionais, intitulada “Ensino Fundamental de Nove Anos: dimensões políticas e pedagógicas”. O primeiro passo foi o de localizar e analisar os documentos emanados do MEC, sendo um deles, “Ensino fundamental de nove anos: orientações gerais” (2004) disponível no portal do Ministério da Educação, site www.mec.gov.br. Documento que traz várias orientações sobre a política da ampliação do Ensino Fundamental. Outro passo foi o de localizar as pesquisas acadêmicas que tratavam da temática. Para dar conta desta tarefa utilizou-se para a localização das investigações acadêmicas das seguintes palavras-chave: Ensino Fundamental de Nove Anos, Infância e Crianças/Escola. Foram identificadas trinta produções entre teses e dissertações que contribuíram para uma maior compreensão da temática e possibilitaram a construção de uma visão ampla e a elaboração de sínteses importantes sobre a política de ampliação do Ensino Fundamental para nove anos, além de vários artigos e capítulos de livros. Concluiu-se que além de garantir o ingresso à escola obrigatória às crianças de seis anos, as escolas devem promover a adequação do seu projeto pedagógico de modo a atender as singularidades da infância para alcançar os objetivos do Ensino Fundamental de Nove Anos. As pesquisas evidenciaram que há pouca compreensão dos professores sobre a forma de desenvolver o processo de alfabetização no primeiro ano e, da mesma forma revelaram que há poucas evidências sobre a qualidade do processo pedagógico nas classes do primeiro ano. |