dc.contributor.author |
Nunes, Paulo Henrique |
|
dc.contributor.author |
Escorsim, Sérgio |
|
dc.contributor.author |
Lugarini, Helinton Himerio |
|
dc.contributor.author |
Camargo, Izabel |
|
dc.contributor.author |
Levorato, Monise Sylvestre |
|
dc.date.accessioned |
2012-08-02T14:27:27Z |
|
dc.date.available |
2012-08-02T14:27:27Z |
|
dc.date.issued |
2007-09 |
|
dc.identifier.citation |
NUNES, P. H. et al. Artesanato: uma alternativa de sucesso. O caso de uma empresa vencedora. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO, 20., 2007, Ponta Grossa. Anais... Ponta Grossa: UEPG, 2007. 1 CD-ROM. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/758 |
|
dc.description.abstract |
A crise no ramo madeireiro no Brasil é uma realidade que vem prejudicando grande parte dos atuantes da área. Com a real desvalorização da moeda americana, muitas empresas exportadoras deixaram de ser competitivas no mercado externo, outras foram totalmente excluídas do mercado interno e outras ainda vem buscando novas alternativas para sua permanência. Este artigo apresenta os métodos e ferramentas utilizadas pela empresa “ABC LTDA” para a conquista, permanência e estabilização em um novo ramo de atuação dentro do segmento madeireiro e conseqüentemente analisando os resultados por ela obtidos. O objetivo é identificar contrastes entre modos de produção distintos, mostrando como uma administração eficiente pode fazer com que produtos de menor tecnologia empregada sejam aceitos e agreguem maior valor por serem exclusivos. O caso apresentado relata a experiência de uma empresa que em meio a tanta tecnologia e oportunidades de mercados, optou por um modo de produção direcionado para a exclusividade das peças, sem deixar de ter uma administração voltada à qualidade de seus produtos e ainda disponibilizando a seus clientes atendimento personalizado. O estudo mostra como uma pesquisa de mercado pode auxiliar nas tomadas de decisões para o futuro de uma empresa. Destaca-se também como a empresa conseguiu produzir com baixos custos, boa qualidade e ainda agregar maior valor aos produtos, tornando assim seu maior objeto de propaganda seus próprios clientes. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Empreendedorismo |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão da produção |
pt_BR |
dc.subject |
Produção artesanal |
pt_BR |
dc.title |
Artesanato: uma alternativa de sucesso. O caso de uma empresa vencedora. |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |