Abstract:
|
A crise no ramo madeireiro no Brasil é uma realidade que vem prejudicando grande parte dos atuantes da área. Com a real desvalorização da moeda americana, muitas empresas exportadoras deixaram de ser competitivas no mercado externo, outras foram totalmente excluídas do mercado interno e outras ainda vem buscando novas alternativas para sua permanência. Este artigo apresenta os métodos e ferramentas utilizadas pela empresa “ABC LTDA” para a conquista, permanência e estabilização em um novo ramo de atuação dentro do segmento madeireiro e conseqüentemente analisando os resultados por ela obtidos. O objetivo é identificar contrastes entre modos de produção distintos, mostrando como uma administração eficiente pode fazer com que produtos de menor tecnologia empregada sejam aceitos e agreguem maior valor por serem exclusivos. O caso apresentado relata a experiência de uma empresa que em meio a tanta tecnologia e oportunidades de mercados, optou por um modo de produção direcionado para a exclusividade das peças, sem deixar de ter uma administração voltada à qualidade de seus produtos e ainda disponibilizando a seus clientes atendimento personalizado. O estudo mostra como uma pesquisa de mercado pode auxiliar nas tomadas de decisões para o futuro de uma empresa. Destaca-se também como a empresa conseguiu produzir com baixos custos, boa qualidade e ainda agregar maior valor aos produtos, tornando assim seu maior objeto de propaganda seus próprios clientes. |