A centralidade da educação escolar na sociedade contemporânea

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A centralidade da educação escolar na sociedade contemporânea

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dc.contributor.author Nascimento, Maria Isabel Moura
dc.date.accessioned 2012-06-14T15:23:02Z
dc.date.available 2012-06-14T15:23:02Z
dc.date.issued 2011-03
dc.identifier.citation NASCIMENTO, M. I. M. A centralidade da educação escolar na sociedade contemporânea. Revista HISTEDBR, Campinas, n.41, p. 102-113, mar. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 1676-2584
dc.identifier.uri http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/692
dc.description Este artigo foi publicado na Revista Histedbr e está sendo disponibilizado no RIUEPG com a autorização do Editor, o documento pode ser encontrado no site da Revista no seguinte endereço: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/ pt_BR
dc.description.abstract Este artigo pretende discutir o papel central que a educação escolar cumpre em todos os aspectos da sociedade contemporânea. No aspecto social, manifesta-se pela ampliação das oportunidades de acesso à escola para as camadas mais pobres da sociedade; no aspecto político, cumpre o papel na formação do cidadão, tornando-o apto a viver numa sociedade democrática e instrumentalizando-o, minimamente, com o ensino das noções básicas da língua nativa e de matemática para sobreviver num mundo cheio de signos; no aspecto socioeconômico cumpre o papel de formar a mão-de-obra de forma a poder operar o maquinário na produção industrial. No início do século XXI, a pedagogia (educação) ainda é um conhecimento em desenvolvimento, em transformação, em crise e em crescimento, que atravessa por várias tensões, por desafios novos e novas tarefas, por instâncias de radicalização, de autocrítica, de desmascaramento de algumas - ou de muitas- de suas engrenagens. “envolvida numa complexa fermentação, atravessado por impulsos radicais. pt_BR
dc.description.abstract This article discusses the central role that school education meets in all aspects of contemporary society. In the social aspect, manifested by increased opportunities for access to school for the poorest sections of society, the political aspect, has the role in the formation of the citizen, making it able to live in a democratic society and equipping it, minimally , Teaching the basics of the native language and math to survive in a world full of signs, the socioeconomic character fulfills the role of educating the manpower so as to operate the machinery in industrial production. At the beginning of the century, the pedagogy (education) is still an evolving knowledge in processing, in crisis and growth, crossing several strains, for new challenges and tasks, for instances of radicalization, self-criticism, unmasking of some - or many-of its gears. "involved in a complex fermentation, crossed by radical impulses. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject História da educação pt_BR
dc.subject Escola pública pt_BR
dc.subject Instrução pública pt_BR
dc.title A centralidade da educação escolar na sociedade contemporânea pt_BR
dc.title.alternative The centrality of school education in contemporary society pt_BR
dc.type Article pt_BR


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