Title: | A centralidade da educação escolar na sociedade contemporânea |
Author: | Nascimento, Maria Isabel Moura |
Abstract: |
Este artigo pretende discutir o papel central que a educação escolar cumpre em todos os aspectos da sociedade contemporânea. No aspecto social, manifesta-se pela ampliação das oportunidades de acesso à escola para as camadas mais pobres da sociedade; no aspecto político, cumpre o papel na formação do cidadão, tornando-o apto a viver numa sociedade democrática e instrumentalizando-o, minimamente, com o ensino das noções básicas da língua nativa e de matemática para sobreviver num mundo cheio de signos; no aspecto socioeconômico cumpre o papel de formar a mão-de-obra de forma a poder operar o maquinário na produção industrial. No início do século XXI, a pedagogia (educação) ainda é um conhecimento em desenvolvimento, em transformação, em crise e em crescimento, que atravessa por várias tensões, por desafios novos e novas tarefas, por instâncias de radicalização, de autocrítica, de desmascaramento de algumas - ou de muitas- de suas engrenagens. “envolvida numa complexa fermentação, atravessado por impulsos radicais. This article discusses the central role that school education meets in all aspects of contemporary society. In the social aspect, manifested by increased opportunities for access to school for the poorest sections of society, the political aspect, has the role in the formation of the citizen, making it able to live in a democratic society and equipping it, minimally , Teaching the basics of the native language and math to survive in a world full of signs, the socioeconomic character fulfills the role of educating the manpower so as to operate the machinery in industrial production. At the beginning of the century, the pedagogy (education) is still an evolving knowledge in processing, in crisis and growth, crossing several strains, for new challenges and tasks, for instances of radicalization, self-criticism, unmasking of some - or many-of its gears. "involved in a complex fermentation, crossed by radical impulses. |
Description: | Este artigo foi publicado na Revista Histedbr e está sendo disponibilizado no RIUEPG com a autorização do Editor, o documento pode ser encontrado no site da Revista no seguinte endereço: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/ |
URI: | http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/692 |
Date: | 2011-03 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
ARTIGO_CentralidadeEducaçãoSociedade.pdf | 118.1Kb |
View/ |
The following license files are associated with this item: