Abstract:
|
O Curso Normal Superior com Mídias Interativas, criado no ano de 2000, foi o primeiro curso de graduação na modalidade a distância e marca o início da trajetória da EaD na Instituição. Em 2002, surge oficialmente o Núcleo de Tecnologia em Educação Aberta e a Distância (Nutead), pelo parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensçao - Cepe nº 052/2002 com a finalidade de democratizar o acesso à educação em todas as modalidades e incentivar a comunidade acadêmica a criar e implementar projetos, programas e cursos de graduação, pós-graduação, extensão e sequenciais ministrados nas modalidades semipresencial e a distância, utilizando-se de novas tecnologias da informação e comunicação. Subordinado à Reitoria, o Nutead conta com uma Coordenação Geral e Pedagógica, um Conselho Consultivo, Coordenação de Programas, Secretaria, Setor de Planejamento e Financeiro e o Setor de Gestão das Tecnologias da Informação. Em suas atividades participa de diversos convênios e projetos via editais que subsidiam projetos como o Cefortec, Pró-Letramento, Pró-Licenciatura, Universidade Aberta do Brasil (UAB), Escola de Governo do Paraná, Parfor, Plano Anual de Formação Continuada, Plano Inovador de Capacitação, Prêmio de Inovações Educativas e Ensino Virtual, entre outros. Com oferta de cursos de graduação, especialização e de extensão, vem atuando numa extensão geográfica com 46 polos distribuídos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. As ofertas de vestibulares ocorrem desde 2009 em polos diversificados e com ofertas que variam de 550 a 2.320 vagas. Tem atendido a uma média de 10.000 alunos nas diversas categorias de cursos promovidos entre os anos de 2008 a 2015. Com metas de manutenção e inovação de suas atividades, inicia o processo de assistividade para alunos especiais e constante busca de implementações que visem ao sucesso da EaD e do crescimento e êxito dessa modalidade de ensino, registrando, neste artigo, suas ações entre os anos de 2000 a 2015 na busca de cumprir seus objetivos no processo do ensino e da aprendizagem nas perspectivas atuais e futuras da educação a distância. |