dc.description.abstract |
A educação a distância (EaD) é uma modalidade educacional capaz de promover a expansão e a democratização do processo educativo, alcançando pessoas e comunidades que, por motivos diversos, não têm acesso ao sistema educacional formal. Para tal fim, serve-se intensivamente das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). Todavia, os aparatos tecnológicos por si só não bastam para promover uma educação de qualidade. A EaD possui características, formato e linguagens próprias e demanda diversos recursos, destacando-se a necessidade de pessoal capacitado para atender as necessidades dos estudantes que, na maior parte do tempo, estão distantes da instituição formadora. Nesse contexto, ressalta-se a figura do tutor, profissional que, mesmo a distância, deve ser capaz de orientar a aprendizagem do aluno e apoiá-lo nas mais diversas situações surgidas no decorrer do curso. Assim sendo, a compreensão do perfil desejável desse profissional e das possibilidades e limites do seu trabalho pode contribuir para melhoria da educação do presente e do futuro. Partindo desses pressupostos, nos propomos a analisar a formação, as funções e competência do tutor na educação a distância (EaD), recorrendo à pesquisa descritiva, a partir das fontes bibliográficas disponíveis sobre o tema, de dados secundários extraídos de estudos já desenvolvidos e de experiências acumuladas graças à observação, acompanhamento e participação nos cursos de educação a distância da Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG. |
pt_BR |