dc.contributor.advisor |
Pedra, José Alberto |
|
dc.contributor.author |
Scheffer, Elizabeth Weinhardt de Oliveira |
|
dc.date.accessioned |
2016-02-29T17:17:24Z |
|
dc.date.available |
2016-02-29T17:17:24Z |
|
dc.date.issued |
1997 |
|
dc.identifier.citation |
SCHEFFER, E. W. O. Química: ciência e disciplina curricular, uma abordagem histórica. 1997, 218f.Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1997. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/919 |
|
dc.description.abstract |
No presente trabalho realizou-se uma análise hermenêutica de textos, documentos e dados obtidos através de pesquisa bibliográfica sobre a história da Química, delineando os h-orizontes da construção desse conhecimento no contexto mundial e buscando seu desenvolvimento no Brasil como ciência e como disciplina do currículo escolar do Ensino Médio. Partindo-se da reflexão sobre os caminhos históricos da ciência química, desenvolveu-se o estudo sobre a disciplina de Química no currículo escolar brasileiro verificando-se os objetivos desse ensino, as condições encontradas para sua efetivação, as alterações referentes à carga horária e programas observadas ao longo dos anos, desde sua existência como Cadeira de Química no período Imperial até a presente data. Através do resgate histórico e do levantamento dos diferentes fatores que interferiram, ou mesmo definiram o currículo escolar ao longo dos anos, pretendeu-se contribuir para o debate e para a reflexão sobre o ensino de Química no Ensino Médio, na atualidade. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This dissertation presents the results of an hermeneutic analysis of texts, documents and data obtained through bibliographical research into the history of Chemistry. It outlines the development of Chemistry worldwide and in Brazil, both as a science and as an academic discipline on the secondary school curriculum. Starting out with a consideration of the history of Chemistry, its role on the Brasilian school curriculum is analysed: its aims and the conditions under which it has been taught over the years, changes in the classroon and syllabus from the Imperial period up to the present day. Through a historical investigation and a survey of the various factors that helped to define the school curriculum over the years, it is hoped that a contribution can be made to the debate on the teaching of Chemistry in secondary schools nowadays. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.rights |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
* |
dc.rights.uri |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
* |
dc.subject |
Química - Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Química - História |
pt_BR |
dc.subject |
Alquimia |
pt_BR |
dc.title |
Química: ciência e disciplina curricular, uma abordagem histórica |
pt_BR |
dc.type |
Thesis |
pt_BR |