Title: | Ensino/aprendizagem da música da Folia do Divino Espírito Santo no Litoral Paranaense |
Author: | Ramos, Carlos Eduardo de Andrade Silva e |
Abstract: |
Esta dissertação apresenta os resultados da investigação empreendida sobre processos de ensino/aprendizagem musicais ocorrentes em uma música de tradição oral no âmbito específico da Romaria da Bandeira do Divino Espírito Santo no Litoral Paranaense. Usou-se de ferramentas da etnografia e do trabalho de campo para o levantamento de dados, bem como da revisão de literatura, buscando trabalhos relacionados à música da Folia do Divino. Dentre o material encontrado ressalta-se a importância de uma partitura descritiva (datada de 1930, transcrita por Luis Eulógio Zili) para se compreender a estabilidade e as mudanças ocorridas no material musical da referida tradição no respectivo intervalo de tempo. Para análise do material registrado em caderno de campo e da experiência em campo usou-se também ferramentas da semiótica aplicadas a etnomusicologia, seguindo a proposta de Nattiez. O aporte teórico construído propõe uma interlocução entre a Psicologia Sócio Histórica (com sua abordagem sobre o desenvolvimento humano e o processo de ensino/aprendizagem) e a Etnomusicologia (dialogando com trabalhos que se debruçam especificamente sobre a questão dos processos de aprendizagem musical). Dentre os principais resultados obtidos, deve-se frisar a compreensão da voz de Tiple (na condução melódica polifônica a três vozes da música da Folia) e sua função 'pedagógica' como cruciais na inclusão infantil ao costume e conseqüente importância para a manutenção dos processos de ensino/aprendizagem e da memória musical coletiva da tradição. Tal conclusão é possível ao analisar os dados etnográficos e musicais a partir do conceito vigotskiano de zona de desenvolvimento proximal e da abordagem de Leontiev sobre a atividade lúdica This thesis presents the results of a research undertaken on the musical teaching/learning process that occurs in a music of oral tradition in the specific context of the ‘Romaria da Bandeira do Divino Espírito Santo’, or simply ‘Folia do Divino’ (Holy Spirit’s Flag Pilgrimage on the Coast of Paraná State, Brazil). Tools from ethnography and fieldwork were used to the data collection, as well as the literature review, seeking for works related to the music of the ‘Folia do Divino’. Among the collected material it was emphasized the importance of a descriptive score (dated from 1930 and transcribed by Luis Eulogio Zili) to understand the stability and the changes in the musical material of this tradition in its respective time interval. To analyze the recorded material in a field notebook and the field experiences it was also used tools of semiotics applied to ethnomusicology, following the proposal of Nattiez. The theoretical reference proposes a dialogue between the Socio Historical Psychology and the Ethnomusicology. The Psychology review offers an approach about the human development and the teaching/learning process, whereas the Ethnomusicology review focus on works about the issue of music learning processes. Among the main results it is important to emphasize a particular understanding about the Tiple voice (on the melodic polyphonic conducting at the Folia´s music three voices). Its ‘pedagogical’ function is crucial for the children’s inclusion on the tradition. This aspect has a main role on the maintenance of the teaching/learning process and the musical collective memory of this tradition. Such a conclusion is possible from the analysis of the ethnographic and musical data based on the Vigotskyan concept of ‘proximal zone of development’ and the Leontiev ‘s approach about playfull activity. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/915 |
Date: | 2012 |
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DISSERTAÇÃO_CarlosEduardoAndradeRamos.pdf | 3.545Mb |
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