Title: | A formação do profissional enfermeiro : o gerenciamento de resíduos de serviço de saúde na educação ambiental |
Author: | Gaspar, Maria Dagmar da Rocha |
Abstract: |
A Educação Ambiental na Formação Profissional do Enfermeiro' é um estudo exploratório descritivo de caráter qualitativo com o objetivo de verificar, a partir da análise da disciplina Saúde Ambiental do curso de enfermagem, a contribuição da mesma na formação inicial do enfermeiro no que se refere à discussão dos resíduos de serviços de saúde. A pesquisa inclui a visão dos alunos de enfermagem do último ano acerca da abordagem da problemática dos resíduos de serviços de saúde na referida disciplina. Também inclui a visão dos enfermeiros docentes sobre os resíduos hospitalares nos diferentes âmbitos do processo de formação do enfermeiro. Fizeram parte como sujeitos desta pesquisa docentes e alunos do curso de enfermagem de duas instituições de Ensino Superior das cidades de Ponta Grossa e Curitiba, Paraná. Os dados foram coletados mediante entrevista semiestruturada, grupo focal e análise de documento, os quais foram analisados segundo a técnica da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados mostraram que, para os docentes e discentes, o ensino dos conteúdos referentes aos resíduos precisa passar por mudanças, pois ambos demonstraram ter noções insuficientes para o manejo dos RSS; os enfermeiros docentes expressaram a necessidade de articular o processo da abordagem dos resíduos em suas disciplinas durante a formação inicial do enfermeiro. O estudo revelou que a abordagem dos resíduos na Disciplina de Saúde Ambiental pode desencadear mudanças no processo de ensinoaprendizagem nos cursos de enfermagem. The environmental education in the Professional Formation of the Nurse' is a descriptive exploratory study of qualitative approach with the main aim of verifying, from the analysis of the Environmental Health subject of the nursing course, the contribution of the this subject in the initial formation of the nurse in relation to the residues of health services. The research includes the students' outlook of the last year of nursing course, concerning the problem of having residues of health services in the related subject. It also includes the nursing teachers' outlook about the hospital residues in the different scopes of the process of nursing formation. They had been acting as subjects of this research, teachers and students of Nursing course of two superior education institutions of Ponta Grossa and Curitiba cities, state of Paraná. Half-structuralized interview, focalised group and document analysis composed the data. It was analysed by the Bardin Content Analysis technique. The results showed that, for the professors and students, the education of the residues content needs to change, because both showed insufficient knowledge for the handling of the RSS; the nursing teachers expressed the necessity to articulate the residues process in their discipline during the initial formation of the nurse. The study revealed that the residues approach in Environmental Health subject could bring changes to the teaching learning process of nursing courses. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/913 |
Date: | 2006 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_MariaDagmarRochaGaspar.pdf | 2.771Mb |
View/ |
The following license files are associated with this item: