dc.contributor.advisor |
Leite, Sérgio Antônio da Silva |
|
dc.contributor.author |
Larocca, Priscila |
|
dc.date.accessioned |
2016-02-25T13:05:30Z |
|
dc.date.available |
2016-02-25T13:05:30Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.identifier.citation |
LAROCCA, P. Psicologia e pratica pedagogica : o processo de reflexão de uma professora . 2002, 358 f.Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/911 |
|
dc.description.abstract |
Partindo do princípio de que os conhecimentos psicológicos constituem-se necessidade formativa/constitutiva na profissionalização docente, objetivamos, nesta pesquisa, analisar suas relações com a prática pedagógica, captando-os em pleno funcionamento no fazer e no pensar do professor perante a dinâmica de acontecimentos cotidianos nas classes escolares. Procedendo a um estudo qualitativo do caso de uma professora de Ciências das séries finais do ensino fundamental, a qual apresenta investimentos na área de estudos da Psicologia da Educação, utilizamos procedimentos de Autoscopia como fonte primordial de coleta de dados. A Autoscopia consistiu na videogravação de aulas que foram editadas e submetidas à reflexão da professora protagonista, em sessões posteriores gravadas em áudio. Estratégias auxiliares – depoimentos, entrevistas e Diário de Campo - foram utilizados para ampliar a coleta os dados. Nos resultados elencam-se os seguintes referenciais e autores da Psicologia aludidos pela professora: Gestalt, Humanismo, Vygotsky, Bruner, Ausubel, Piaget, Wallon e Comportamentalismo, os quais foram analisados numa abordagem indiciária que confrontou os pressupostos teóricos, a prática e o contexto educacionais. Na análise dos dados sobre a relação Psicologia e prática pedagógica emergiram dois aspectos principais. O primeiro diz respeito aos elementos da constituição docente da professora, quais sejam, o desenvolvimento de uma mentalidade aberta e o aprendizado da condição humana pela vivência. Esses elementos derivaram de experiências e oportunidades concretas vivenciadas pela professora ao longo de seu desenvolvimento pessoal, escolar e profissional. O segundo refere-se às características e dinâmica de funcionamento da Psicologia na prática pedagógica da professora, em relação ao qual pontuamos e analisamos: - o eixo em torno do ensino / trabalho docente que supõe a psicologia como instrumento de intervenção; - a peculiaridade da relação teoria-prática que supõe pluralidade de referenciais psicológicos e prática remetida à Educação, como prática social, a qual rompe com sistemas teórico-práticos fechados e anuncia uma Psicologia da Educação voltada para a complexidade; - o modo de funcionamento inter-teórico que permite circulação de conceitos, proposições e princípios entre referenciais e transferência de esquemas cognitivos de um para outro. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Believing that the know-how of psychology is a formative/constitutive necessity in the teaching profession, we have tried, in this research, to analyze the relationship between this knowledge and the teaching practice in the very action and thought of the teacher in his every day classes. Using a qualitative case study of a science teacher in the last years of junior school, we have used Autoscopy procedures as the main source of data. Autoscopy is the video recording of classes; these are later edited and put to reflection on part of the teacher in audio recorded sessions. Auxiliary strategies - statements, interviews and a Field Diary - were used in order to amplify the collection of data. In the results, the following Psychology referentials and authors appear: Gestalt, Humanism, Vygotsky, Bruner, Ausubel, Piaget, Wallon and Behaviorism, which were examined confronting theoretical assumptions, practice and the educational context. In the data analysis, two aspects of the relationship between psychology and the teaching practice emerged. The first has to do with the constitutive elements of the teacher, that is, the development of an open mentality and the learning of the human condition through the grasp of the life experience. These elements came from the experiences and concrete opportunities lived by the teacher through her personal, scholar and professional life. The second aspect has to do with the characteristics and the dynamics of psychology in the teaching practice, which we have analyzed: - the axis around teaching/academic work which an eminently interfering Psychology presumes; - the peculiarity of the relation between theory and practice which a plurality of psychological referentials and a practice geared towards Education as a social practice presumes, and which breaks off with closed theoretical-practical systems while announcing a Psychology of Education headed towards complexity; - the inter-theoretical modus operandi which allows for the circulation of concepts, propositions and principles among referentials as well as the transference of cognitive schemes among themselves. |
pt_BR |
dc.rights |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
* |
dc.rights.uri |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
* |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Psicologia educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.title |
Psicologia e pratica pedagogica : o processo de reflexão de uma professora |
pt_BR |
dc.type |
Thesis |
pt_BR |