dc.contributor.advisor |
Leite, Sérgio Antônio da Silva |
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dc.contributor.author |
Larocca, Priscila |
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dc.date.accessioned |
2016-02-25T13:04:32Z |
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dc.date.available |
2016-02-25T13:04:32Z |
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dc.date.issued |
1996 |
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dc.identifier.citation |
LAROCCA, P. Conhecimento psicologico e series iniciais : diretrizes para a formação de professores. 1996, 263 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Univesidade Estadual de Campinas, Campinas, 1996. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/910 |
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dc.description.abstract |
Visando propor diretrizes para a disciplina Psicologia da Educação no curso de formação de professores para as séries iniciais, através da identificação de conhecimentos relevantes de Psicologia, a presente pesquisa utilizou o procedimento de interações recorrentes, com dez sujeitos intencionalmente selecionados, conforme critérios de vinculação à área de conhecimento e ao exercício de atividades relacionadas às séries iniciais e/ou formação de professores. Das verbalizações dos sujeitos resultaram dados sobre conteúdostemáticos, formação teórica, organização do trabalho pedagógico e condições para um ensino de qualidade na disciplina. Estes dados permitiram situar o homem onilateral e o cotidiano do trabalho pedagógico e da prática social como objetos de análise, uma perspectica pluralista em relação às contribuições da Psicologia, a problematização dialéticaldialógica como sustentáculo de organização do trabalho pedagógico e a postura críticalinterventora na realidade como fim a ser alcançado. Defende-se, portanto, uma Psicologia da Educação centrada na modificação _ realidade educacional e social tcndo em vista a emancipação humana, razão pela qual se propõe uma "Psicologia para uma Educação Política" |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The aim of this dissertation is to propose guide lines for the Psychology of Education as a discipline in Teacher Training courses for primary school teachers through the identification of relevant psychological knowledge. The present research has used a recurring interactional procedure with ten intentionalIy selected subjects, according to cri teria related to the field ofknowledge, to the work in the area in primary school and/or to the teacher training. From the reports presented by those involved in the research, we obtained data on: programs, theories, organisation ofthe pedagogical work and the necessary conditions for a high standard teaching of the disciplines. According to these data it was possible to define man in alI his dimensions, the daily pedagogical and social practice as objects of analysis, a pluralistic approach to the contribution of Psychology, the dialecticalldialogical questioning as a support ofthe pedagogical work and a criticallentervening attitude in reality as a major aim. Therefore, we are in favour of the teaching of the discipline, Psychology of Education, centred in changes towards the social and educational reality; bearing in mind human emancipation. Thus, we propose a "Psychology for Political Education". |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.rights |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
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dc.rights.uri |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
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dc.subject |
Educação |
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dc.subject |
Psicologia educacional |
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dc.subject |
Ensino de primeiro grau |
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dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.title |
Conhecimento psicologico e series iniciais : diretrizes para a formação de professores |
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dc.type |
Thesis |
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