Conhecimento psicologico e series iniciais : diretrizes para a formação de professores

DSpace/Manakin Repository

Conhecimento psicologico e series iniciais : diretrizes para a formação de professores

Show simple item record

dc.contributor.advisor Leite, Sérgio Antônio da Silva
dc.contributor.author Larocca, Priscila
dc.date.accessioned 2016-02-25T13:04:32Z
dc.date.available 2016-02-25T13:04:32Z
dc.date.issued 1996
dc.identifier.citation LAROCCA, P. Conhecimento psicologico e series iniciais : diretrizes para a formação de professores. 1996, 263 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Univesidade Estadual de Campinas, Campinas, 1996. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/910
dc.description.abstract Visando propor diretrizes para a disciplina Psicologia da Educação no curso de formação de professores para as séries iniciais, através da identificação de conhecimentos relevantes de Psicologia, a presente pesquisa utilizou o procedimento de interações recorrentes, com dez sujeitos intencionalmente selecionados, conforme critérios de vinculação à área de conhecimento e ao exercício de atividades relacionadas às séries iniciais e/ou formação de professores. Das verbalizações dos sujeitos resultaram dados sobre conteúdostemáticos, formação teórica, organização do trabalho pedagógico e condições para um ensino de qualidade na disciplina. Estes dados permitiram situar o homem onilateral e o cotidiano do trabalho pedagógico e da prática social como objetos de análise, uma perspectica pluralista em relação às contribuições da Psicologia, a problematização dialéticaldialógica como sustentáculo de organização do trabalho pedagógico e a postura críticalinterventora na realidade como fim a ser alcançado. Defende-se, portanto, uma Psicologia da Educação centrada na modificação _ realidade educacional e social tcndo em vista a emancipação humana, razão pela qual se propõe uma "Psicologia para uma Educação Política" pt_BR
dc.description.abstract The aim of this dissertation is to propose guide lines for the Psychology of Education as a discipline in Teacher Training courses for primary school teachers through the identification of relevant psychological knowledge. The present research has used a recurring interactional procedure with ten intentionalIy selected subjects, according to cri teria related to the field ofknowledge, to the work in the area in primary school and/or to the teacher training. From the reports presented by those involved in the research, we obtained data on: programs, theories, organisation ofthe pedagogical work and the necessary conditions for a high standard teaching of the disciplines. According to these data it was possible to define man in alI his dimensions, the daily pedagogical and social practice as objects of analysis, a pluralistic approach to the contribution of Psychology, the dialecticalldialogical questioning as a support ofthe pedagogical work and a criticallentervening attitude in reality as a major aim. Therefore, we are in favour of the teaching of the discipline, Psychology of Education, centred in changes towards the social and educational reality; bearing in mind human emancipation. Thus, we propose a "Psychology for Political Education". pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.rights Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International *
dc.rights.uri http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ *
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Psicologia educacional pt_BR
dc.subject Ensino de primeiro grau pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.title Conhecimento psicologico e series iniciais : diretrizes para a formação de professores pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
DISSERTAÇÃO_PriscilaLarocca.pdf 18.20Mb PDF View/Open

The following license files are associated with this item:

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account