dc.contributor.author |
Tozetto, Susana Soares |
|
dc.date.accessioned |
2013-05-13T14:26:44Z |
|
dc.date.available |
2013-05-13T14:26:44Z |
|
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.identifier.citation |
TOZETTO, Susana Soares. Os saberes docentes no processo de alfabetização. Revista Eletrônica Acoalfaplp, São Paulo, v.10, p.48-68, 2011. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/853 |
|
dc.description |
Este artigo foi publicado na Revista Eletrônica Acoalfaplp e está sendo disponibilizado no RIUEPG com a autorização do Editor, o documento pode ser encontrado no site oficial da Revista no seguinte endereço: http://www.acoalfaplp.net/ |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O profissional da educação deve ter compreensão do conhecimento em suas múltiplas dimensões e ser capaz de construir seu pensamento e sua ação voltados às necessidades de seu cotidiano, rompendo com os muros da escola. Compreender desta forma a ação pedagógica é buscar outras formas de ensinar, que trabalhe com uma visão mais ampliada do mundo. Assim, o presente trabalho teve por finalidade refletir sobre o processo de ensino e de aprendizagem em duas classes de alfabetização, investigando os saberes docentes dos professores alfabetizadores, em relação ao processo de construção da escrita pela criança. Os procedimentos utilizados foram observações e entrevistas que oportunizaram um aprofundamento acerca do pensamento do docente responsável pelo processo de alfabetização. Ao concluirmos nossa pesquisa, percebemos a importância do comprometimento do professor alfabetizador com a aprendizagem do aluno |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The educational professional must have the knowledge comprehension in its multiple dimensions and to be able to build his thought and his action oriented towards his daily live needs, breaking down the walls of school. Understanding this way, the pedagogical action is to seek other ways to teach, to work with a broader world vision. Thus, this work reflected about the teaching and learning process into two classes of literacy, investigating this kind of teachers‟ knowledge in respect of the writing construction process by child. The used procedures were observations and interviews which gave us a deeper thought about the responsible teacher of the literacy process. To conclude our research, we realize the literacy importance teacher‟s commitment with the student's
learning. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Le professionnel de l'éducation doit avoir compréhension de la connaissance dans leurs multiples dimensions, capable de construire as pensée et son action tournées aux nécessités de son quotidien, en rompre avec les parois de l'école. La compréhension de cette forme de l'action pédagogique, c‟est chercher d‟autres formes d'enseigner qui travaillent avec une vision plus élargie du monde. Ainsi, le présent travail a eu la finalité de refléchir sur le processus d‟enseignement et d‟apprentissage dans deux classes d'alphabétisation, en enquêtant les savoirs des enseignants d‟alphabétisation, concernant le processus de construction de l'écriture par l'enfant. Les procédures utilisées ont été des commentaires et des entrevues qui ont donné un approfondissement dans la pensée du professeur responsable du processus d'alphabétisation. Dans la conclusion de notre recherche, nous percevons l'importance de l‟engajement de l'enseignant à l'apprentissage de l'élève. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.subject |
Saberes docentes |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Os saberes docentes no processo de alfabetização |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The teachers’ knowledge in the literacy process |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Les savoirs des enseignants dans le processus d'alphabétisation |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |