dc.contributor.author |
Tozetto, Susana Soares |
|
dc.date.accessioned |
2013-02-15T19:04:42Z |
|
dc.date.available |
2013-02-15T19:04:42Z |
|
dc.date.issued |
2011-11 |
|
dc.identifier.citation |
TOZETTO, S. S. Trabalho docente: atuação das professoras alfabetizadoras que acompanharam a aprendizagem dos alunos por cinco anos. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 10., 2011, Curitiba. Anais eletrônicos... Curitiba: PUCPR, 2011. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/4262_2291.pdf >. Acesso em: 15 fev. 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/827 |
|
dc.description.abstract |
Esta pesquisa teve como foco compreender a atuação das professoras alfabetizadoras que acompanharam seus alunos por até cinco anos. Esse aspecto foi aprofundado em entrevistas individuais realizadas com seis professoras. Os objetivos da investigação foram: analisar os enfoques positivos e negativos apontados pelas professoras; conhecer as alterações no trabalho docente; investigar a relação das professoras com os alunos; e discutir como as professoras passaram a se ver depois de realizar um acompanhamento de até cinco anos com o mesmo grupo de alunos. Para a investigação nos pautamos em teóricos como Charlot, (2005), Gimeno Sacristán (1999), Nóvoa (1991), Tardif (2002). O acompanhamento dos alunos por um período de cinco anos possibilitou aos docentes um aprofundamento sobre sua atuação, um conhecimento sobre suas emoções, sentimentos, necessidades transformando as relações no espaço de sala de aula. A criação de laços na interação entre professor e alunos, passa a ser um diferencial no processo ensino aprendizagem. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Ciclos de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Saberes docente |
pt_BR |
dc.title |
Trabalho docente: atuação das professoras alfabetizadoras que acompanharam a aprendizagem dos alunos por cinco anos |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |