O que revelam professores e coordenadores sobre o trabalho pedagógico nas classes do 1º ano do ensino fundamental de nove anos?

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O que revelam professores e coordenadores sobre o trabalho pedagógico nas classes do 1º ano do ensino fundamental de nove anos?

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dc.contributor.author Tenreiro, Maria Odete Vieira
dc.contributor.author Saveli, Esméria de Lourdes
dc.date.accessioned 2013-02-15T18:34:57Z
dc.date.available 2013-02-15T18:34:57Z
dc.date.issued 2011-11
dc.identifier.citation TENREIRO, M. O. V.; SAVELI, E. L. O que revelam professores e coordenadores sobre o trabalho pedagógico nas classes do 1º ano do ensino fundamental de nove anos? In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 10., 2011, Curitiba. Anais eletrônicos... Curitiba: PUCPR, 2011. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/6394_3725.pdf > Acesso em: 15 fev. 2013. pt_BR
dc.identifier.uri http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/826
dc.description.abstract O presente trabalho está voltado para revelar os entendimentos de professores e coordenadores pedagógicos sobre o trabalho pedagógico desenvolvido nas classes do 1º ano do ensino fundamental de nove anos e quais as orientações para se trabalhar com o referido grupo de alunos. A pesquisa foi desenvolvida no ano de 2009. A opção metodológica para a coleta e o tratamento dos dados foi a da abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas em oito escolas municipais. Os sujeitos foram: sete coordenadoras pedagógicas e 16 professoras que atuavam nas escolas, nas turmas do 1º ano do ensino fundamental de nove anos, totalizando 23 sujeitos. Na organização dos dados empíricos o trabalho foi inspirado no procedimento metodológico do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Esse procedimento possibilitou reunir os depoimentos individuais, pela sua similitude em um discurso coletivo. A pesquisa revelou que os professores estão inseguros em relação ao trabalho a ser desenvolvido com as crianças do 1º ano e que não existe uma orientação clara por parte da Secretaria Municipal de Educação de como deve ser o encaminhamento pedagógico. O estudo também anuncia que a formação continuada de professores é elemento fundamental para implementação de uma política além de que garantir a todas as crianças de seis anos o acesso à educação obrigatória e, sem dúvida, oportunizar as mesmas o resgate de um direito de cidadania. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Trabalho pedagógico pt_BR
dc.subject Ensino fundamental de nove anos pt_BR
dc.subject Política educacional pt_BR
dc.title O que revelam professores e coordenadores sobre o trabalho pedagógico nas classes do 1º ano do ensino fundamental de nove anos? pt_BR
dc.type Article pt_BR


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