dc.contributor.author |
Tozetto, Susana Soares |
|
dc.contributor.author |
Bulaty, Andreia |
|
dc.date.accessioned |
2013-02-15T17:09:23Z |
|
dc.date.available |
2013-02-15T17:09:23Z |
|
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.identifier.citation |
TOZETTO, S. S. ; BULATY, A. .Formação e saberes compreendidos numa relação com o trabalho docente. Imagens da Educação, v. 2, n. 3, p. 55-68, 2012. |
pt_BR |
dc.identifier.other |
doi: 10.4025/imagenseduc.v2i3.17463 |
|
dc.identifier.uri |
http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/823 |
|
dc.description.abstract |
Partimos da premissa que a sociedade vive em constante transformação, e dessa maneira a escola bem como o profissional da educação, assumem diferentes papéis nesse espaço, lhe impondo inúmeras tarefas, exigências e saberes. Essa perspectiva desencadeia o presente estudo, que busca discutir a formação e os saberes docentes como fundamental para o trabalho na escola. A discussão se deu mediante a utilização de uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, amparado em estudos de autores consagrados na área, como: Tardif (2008), Charlot (2005), Pimenta (2010), Nóvoa (1997), Saviani (2010), Oliveira (2004), entre outros. A formação docente é vista como um ciclo que abrange a experiência do docente como aluno, como aluno-mestre, como estagiário, como iniciante e como titular na mesma medida a formação continuada deixa de ser uma reciclagem e passa a ser um momento de estudos. É por este caminho que a educação esta passando, por mudanças que conduzem o docente a ampliar sua atuação no espaço da escola, assim como possibilita perceber, que o docente constrói e reconstrói conhecimentos mediante a necessidade de uso dos saberes. Como os saberes não são inatos, estão em movimento ao longo do desenvolvimento da carreira docente é fundamental considerar como essencial o estudo do tema, uma vez que o presente artigo vem resgatar discussões sobre o saber necessário a docência e a busca por uma formação de qualidade. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
We start from the premise that society living in constant transformation, and thus the school as well as professional education, assume different roles in this space, it imposes numerous duties, requirements and knowledge. This perspective triggers the present study, which discusses the training knowledge as fundamental to their work in school. The discussion took through the use of a qualitative approach of literature, supported by studies of renowned authors in this area, as Tardif (2008), Charlot (2005), Pepper (2010), Nóvoa (1997), Saviani (2010), Oliveira (2004), among others. Teacher training is seen as a cycle that includes experience as a student teacher, as a student-teacher, as an intern, as a beginner and to the same extent as the owner continued education ceases to be a recycling and becomes a moment of study. This is the way that education is going through changes that lead the teacher to expand its activities in the school, as well as enables to realize that the teacher builds and rebuilds knowledge by requiring the use of knowledge. Because knowledge is not innate, are moving along the career development of teachers is essential to consider how essential the study of the subject, since this article is to rescue the knowledge necessary discussions about teaching and the quest for quality education. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Saberes docente |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho docente |
pt_BR |
dc.title |
Formação e saberes compreendidos numa relação com o trabalho docente |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |