Práticas pedagógicas avaliativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental

DSpace/Manakin Repository

Práticas pedagógicas avaliativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental

Show simple item record

dc.contributor.author Tozetto, Susana Soares
dc.contributor.author Sá, Thais Gomes de
dc.date.accessioned 2013-02-15T17:09:11Z
dc.date.available 2013-02-15T17:09:11Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.citation TOZETTO, S.S.; SÁ, T. G. Práticas pedagógicas avaliativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Imagens da Educação, v. 1, n. 3, p. 45-52, 2011. pt_BR
dc.identifier.other doi: 10.4025/imagenseduc.v1i3.14350
dc.identifier.uri http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/822
dc.description.abstract O artigo apresenta algumas considerações sobre a prática pedagógica de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, com foco na avaliação, sob a ótica dos relatos das atividades de estágio realizadas pelas acadêmicas do curso de Pedagogia da UNICENTRO/ Paraná. O material analisado foi os relatórios de estágio de cinco duplas, perfazendo um total de dez acadêmicas. Por meio da análise dos documentos, foi possível discutir alguns pontos da prática pedagógica de professoras que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. A análise possibilitou perceber indícios das práticas avaliativas em sala de aula pelas docentes, deixando evidências das concepções que tais professoras adotaram em suas práticas. O desvelamento da ação das professoras, através dos relatos de estágio das acadêmicas do curso de Pedagogia registra marcas de uma prática conservadora em relação à avaliação do processo de ensino-aprendizagem, e resquícios do poder que a avaliação ainda exerce na escola, mesmo entre os alunos pequenos. Essa análise pretendeu por em evidência a complexidade do trabalho docente e a responsabilidade do curso de formação ao outorgarem aos seus formandos o grau de licenciado em Pedagogia, possibilitando a condução do processo de ensino e aprendizagem dentro de uma sala de aula. pt_BR
dc.description.abstract The article presents a few considerations on the pedagogical practice of some elementary school teachers, focusing on evaluation, under the optics of the records of the activities in a period of on-the-job training carried through by the academics in the course of Education of the UNICENTRO University/Paraná. The analyzed material consists of reports from on-the-job training from five pairs of students, totalizing ten students. By analyzing these documents, it was possible to discuss some points of the pedagogical practice of one of those teachers who work at the initial series of basic education. The actions of the elementary school teachers, through the on-the-job training of the students in the course of Education point out a conservative practice related to evaluation of the teach-learning process, and some remains of power that the evaluation still exerts in school, even to small pupils. This analysis intended to evidence the complexity of the teaching work and the responsibility of the formative course when granting at its conclusion the degree of being permitted to work in Education, making possible the conduction of the education process and learning of a classroom. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Prática pedagógica valiativa pt_BR
dc.subject Teoria-prática pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.title Práticas pedagógicas avaliativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
ARTIGO_PráticasPedagogicas.pdf 240.4Kb PDF View/Open

The following license files are associated with this item:

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account