As instituições escolares públicas dos Campos Gerais - Pr (1904-1950)

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As instituições escolares públicas dos Campos Gerais - Pr (1904-1950)

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Title: As instituições escolares públicas dos Campos Gerais - Pr (1904-1950)
Author: Nascimento, Maria Isabel Moura
Abstract: O artigo enfoca o período compreendido entre o início da República até a metade do século XX, que foi muito importante para o desenvolvimento do Estado do Paraná e para a História da Educação Brasileira. Neste período ocorreu a criação dos primeiros grupos escolares públicos na região dos Campos Gerais - PR, como concretização do importante papel da educação no processo de desenvolvimento e modernização da sociedade brasileira. Como critério de delimitação do campo de pesquisa, foi adotada a área de atuação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), considerando os Campi Avançados e as atividades extensionistas. O artigo delimita o espaço para estudo da reconstrução histórica dos Campos Gerais obrigou-nos ao processo complexo de ir às determinações mais gerais dos Campos Gerais, buscando compreender sua formação, os interesses que cercaram a organização da região e as articulações com outras regiões. A reconstrução histórica das Instituições Escolares na Região dos Campos Gerais, do Estado do Paraná, no período compreendido entre o início da República até a década de cinqüenta do século XX é o que busca divulgar neste artigo. Como critério de delimitação do campo de pesquisa foi adotada a área de atuação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), considerando os Campi Avançados e as atividades extensionistas na Região dos Campos Gerais-PR., que compreende dezenove municípios: Arapoti, Campo do Tenente, Cândido de Abreu, Castro, Ipiranga,Jaguariaíva, Ortigueira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Reserva, Balsa Nova, Campo Largo, Carambeí, Imbaú, Ivaí, Lapa, Palmeira, Ponta Grossa e Rio Negro. Para responder aos desafios teórico-metodológicos da pesquisa com fontes históricas, a organização das fontes de cada escola foram entregues a cada escola um CD com a organização da história de cada escola articulando os seus conteúdos aos contextos de referência, de maneira a agregar elementos de compreensão das próprias fontes.The article focuses on the period between the beginning of the Republic until the half of century XX, it was very important for the development of the State of Paraná and the history of Brazilian education. This period was creation of the first public school groups in the region of Campos Gerais - Paraná, as implementation of the important role of education in the development process and modernization of Brazilian society. As a criterion for delimitation of field of research, adopted the area of activity of the Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), considering the Campi Advanced and extension activities. The article delimits the space to study the historical reconstruction of Campos Gerais obliged us to the complex process of going to the more general determinations of Campos Gerais, trying to understand its formation, the interest surrounding the organization of the region and links with other regions. The historical reconstruction of educational institutions in the region of Campos Gerais, Paraná State, in the period between the beginning of the Republic until the fifties of the XX century is what this article seeks to disseminate. As a criterion for delimitation of field of research adopted the area of activity of the Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), considering the Campi Advanced and extension activities in the region of Campos Gerais, Paraná, comprising nineteen counties: Arapoti, Campo do Tenente, Cândido de Abreu, Castro, Ipiranga,Jaguariaíva, Ortigueira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Reserva, Balsa Nova, Campo Largo, Carambeí, Imbaú, Ivaí, Lapa, Palmeira, Ponta Grossa e Rio Negro. To respond to challenges of theoretical and methodological research on historical sources, the organization of the sources of each school were given to each school a CD with the organization of the history of each school articulated its content to the contexts of reference in order to aggregating elements comprehension of own fonts.
URI: http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/809
Date: 2012-05


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