dc.contributor.author |
Moura, Louisi Francis |
|
dc.contributor.author |
Escorsim, Sérgio |
|
dc.contributor.author |
Batista, Álamo Alexandre da Silva |
|
dc.contributor.author |
Gavron, Priscila |
|
dc.contributor.author |
Felippe Filho, Sérgio Affonso |
|
dc.date.accessioned |
2012-06-29T17:56:42Z |
|
dc.date.available |
2012-06-29T17:56:42Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
|
dc.identifier.citation |
MOURA, L. M. et al. A filosofia MRP nas empresas: O caso da empresa Lupont . In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO, 19, 2006. Anais... Ponta Grossa: UEPG; UTFPR, 2006. 1 CD ROM |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/732 |
|
dc.description.abstract |
O MRP aborda uma filosofia de planejamento. Trata-se da elaboração de um plano de
materiais. O sistema MRP ("Material Requirements Planning" - Planejamento das
necessidades de materiais) tem como premissa executar computacionalmente a atividade de
planejamento das necessidades de materiais, permitindo assim determinar, precisa e
rapidamente, as prioridades das ordens de compra e fabricação. A grande vantagem da
implantação de um sistema de planejamento das necessidades de materiais é a capacidade de
visualizar tanto em gráficos quanto em números a capacidade produtiva da empresa e o seu
comprometimento futuro alem de envolver outras áreas da empresa também. Com esse
conhecimento pode-se tomar medidas corretivas, sobre o estoque planejado em excesso,
cancelamento ou reprogramação de pedidos sem ter gastos elevados e mantendo os estoques
em níveis adequados. O objetivo deste artigo é mostrar as etapas da implantação de uma
MRP no contexto de uma pequena empresa pontagrossense a fim de avaliar a viabilidade do
seu uso, etapas envolvidas demostrando os possíveis ganhos e/ou perdas com a implantação
da técnica, verificando eventuais dificuldades e restrições no uso da ferramenta. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
MRP |
pt_BR |
dc.subject |
Planejamento |
pt_BR |
dc.subject |
Ferramentas de gestão |
pt_BR |
dc.title |
A filosofia MRP nas empresas: O caso da empresa Lupont |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |