A escola normal de Curitiba e o pioneirismo de Julia Wanderley

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A escola normal de Curitiba e o pioneirismo de Julia Wanderley

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dc.contributor.author Nascimento, Maria Isabel Moura
dc.contributor.author Sousa, Nilvan Laurindo
dc.date.accessioned 2012-06-15T14:46:54Z
dc.date.available 2012-06-15T14:46:54Z
dc.date.issued 2011-06
dc.identifier.citation NASCIMENTO, M. I. M.; SOUSA, N. L. A escola normal de Curitiba e o pioneirismo de Julia Wanderley. Revista HISTEDBR, Campinas, n.42, p. 265-278, jun. 2011 pt_BR
dc.identifier.issn 1676-2584
dc.identifier.uri http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/701
dc.description Este artigo foi publicado na Revista Histedbr e está sendo disponibilizado no RIUEPG com a autorização do Editor, o documento pode ser encontrado no site da Revista no seguinte endereço: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/ pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo visa contribuir com a história da educação do Paraná, especificamente no que tange a instrução pública, a Escola Normal e ao discurso contido nos relatórios da Instrução Pública que apontavam para uma necessidade urgente de um processo de instrução feminina no estado. Este trabalho visa ainda evidenciar o processo de ingresso da primeira normalista do Paraná, a Professora Júlia Wanderley, sua contribuição intelectual e toda uma vida de dedicação a Educação Paranaense na direção da Escola Tiradentes. A professora Júlia viveu em um contexto de profundos preconceitos sociais, onde imperava o patriarcalismo como estrutura da vida social brasileira, seu trabalho e engajamento para com a educação, seguiu na contramão da história de um tempo em que à mulher só era permitida a uma vida privada, excluída do espaço público, ao serviço doméstico e a coabitação conjugal.Ela se apresenta como uma intelectual reconhecida e admirada por todos, deixando um legado de toda uma vida a serviço da educação contribuindo para a história da educação paranaense e do Brasil. pt_BR
dc.description.abstract This article aims to contribute to the history of education from Parana, specifically with respect to public education, the Normal School, the discourse contained in the reports of Public Instruction, which indicated an urgent need for a process of female education in the state. This work also aims to show the process of joining the first normally Parana Professor Julia Wanderley, her intellectual contribution and lifelong of dedication to education Paranaense in the direction of the School Tiradentes. The Professor Julia lived in a context of deep social prejudices, as dictated by the patriarchal structure of brazilian social life, her work and commitment with education went opposite of a history, a period when the woman was only allowed one life private excluded from public space, for work only in the domestic service and marital cohabitation, she presents herself as a recognized intellectual and admired by all, leaving a legacy of a lifetime in the service of education contributing to the history of education from Parana and from Brazil. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject História da educação pt_BR
dc.subject Escola normal pt_BR
dc.subject Escola Júlia Wanderley. pt_BR
dc.title A escola normal de Curitiba e o pioneirismo de Julia Wanderley pt_BR
dc.title.alternative The normal school of Curitiba and pioneers of Julia Wanderley pt_BR
dc.type Article pt_BR


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