Francisco Ferrer y Guardia: o racionalismo pedagógico em terras brasileiras

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Francisco Ferrer y Guardia: o racionalismo pedagógico em terras brasileiras

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dc.contributor.author Gonçalves, Aracely Mehl
dc.contributor.author Nascimento, Maria Isabel Moura
dc.date.accessioned 2012-06-15T14:44:52Z
dc.date.available 2012-06-15T14:44:52Z
dc.date.issued 2007-03
dc.identifier.citation GONÇALVES, A. R.; NASCIMENTO, M. I. M. Francisco Ferrer y Guardia: o racionalismo pedagógico em terras brasileiras. Revista HISTEDBR, Campinas, n.25, p. 67–74 , mar. 2007. pt_BR
dc.identifier.issn 1676-2584
dc.identifier.uri http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/697
dc.description Este artigo foi publicado na Revista Histedbr e está sendo disponibilizado no RIUEPG com a autorização do Editor, o documento pode ser encontrado no site da Revista no seguinte endereço: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/ pt_BR
dc.description.abstract No final do século XIX e início do século XX , o episódio da imigração trouxe para terras brasileiras não somente povos mas também idéias que se diferenciavam das aceitas pela sociedade burguesa instalada em nosso território. Espanhóis, portugueses e italianos trazem idéias de uma sociedade sem governantes; a anarquia. Perseguem uma educação laica que esteja sob a responsabilidade da comunidade, a fim de que a ideologia do Estado não comprometa a liberdade educacional e, assim, possa ser formado o homem integral. Para levar tal iniciativa a cabo, fundam em São Paulo, no ano de 1910, a Comissão Pró-escola Moderna. A Escola Moderna a qual nos referimos neste estudo trazia consigo o pensamento educacional de Francisco Ferrer Y Guardia, educador catalão que é o tema principal deste estudo. O que está sendo apresentado neste momento, constituiu resultado da primeira fase da pesquisa, onde se objetivava levantar e analisar a vida, método e ligação de Francisco Ferrer Y Guardia com os anarco-sindicalistas brasileiros, por meio de pesquisa bibliográfica sobre o tema. Esta pesquisa tem o apoio do Arquivo Edgard Leuenroth da UNICAMP e também da Fundação Francisco Ferrer Y Guardia situada na cidade de Barcelona na Espanha. pt_BR
dc.description.abstract In the end of the XIX century XIX and beginning of the XX century, the episode of immigration not only brought to Brazilian lands peoples but also ideas that differentiated from the accepted ones for the bourgeois society installed in our territory. Spanish, Portuguese and Italian immigrantes, brought ideas of a society without government; the anarchy. They pursued a not governmental education that is under the responsibility of the community, so that the ideology of the State does not compromise the educational freedom and, thus, the integral man can be formed. To undertake such initiative, they establish in São Paulo, in 1910, the Commission Pro Modern school. This Modern School which is presented in this study was under the educational thought of Francisco Ferrer Y Guardia, a Catalan educator who is the main subject of this study. What he is being presented at this moment, constituted the result of the first phase of this research, which aims at raising and to analyzing the life, method and links of Francisco Ferrer Y Guardia to the Brazilian anarco-syndicalists, through bibliographical research on the subject. This research has the support of the Archive Edgard Leuenroth at UNICAMP and the Foundation Francisco Ferrer Y Guardia situated in the city of Barcelona in Spain. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Francisco Ferrer Y Guardia pt_BR
dc.subject Racionalismo pt_BR
dc.subject Libertário pt_BR
dc.subject Anarquismo pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Primeira República pt_BR
dc.title Francisco Ferrer y Guardia: o racionalismo pedagógico em terras brasileiras pt_BR
dc.title.alternative Francisco Ferrer y Guardia: the educational rationalism in the brazilians lands pt_BR
dc.type Article pt_BR


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