dc.contributor.author |
Copes, Regina Janiaki |
|
dc.contributor.author |
Saveli, Esméria de Lourdes |
|
dc.date.accessioned |
2012-06-14T17:28:58Z |
|
dc.date.available |
2012-06-14T17:28:58Z |
|
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.identifier.citation |
COPES, R. J.; SAVELI, E. de L. A representatividade do projeto literatura em minha casa como uma política pública para a formação de leitores. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 9, 2009, Curitiba. Anais... Curitiba, 2009. Disponível em: < http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2818_1131.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2012. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/695 |
|
dc.description.abstract |
A pesquisa teve a preocupação de estabelecer as relações entre o proposto pelo projeto governamental de incentivo à leitura “Literatura em Minha Casa”, e o que foi efetivado na prática no município de Ponta Grossa, Paraná. O suporte teórico para a compreensão do objeto está assentado nas concepções de leitura de autores que discutem as políticas públicas de leitura e formação de leitor – como Perrotti, Silva, Britto. A análise focou os objetivos, o público alvo, os critérios para a distribuição dos livros, os investimentos financeiros, as concepções básicas e as ações que nortearam a implantação e a implementação do projeto nas escolas. Foram realizadas entrevistas com gestores, pedagogos, professores e responsáveis pelas bibliotecas das escolas municipais e estaduais. As conclusões são: a) a maioria dos gestores escolares desconhecia os programas, os projetos e as campanhas de incentivo à leitura emanados do Governo Federal; b) os livros não chegaram nas escolas da forma como estava proposto nos documentos oficiais; c) os alunos não receberam os kits conforme o prescrito no projeto; d) em algumas escolas, tanto nas estaduais quanto nas municipais, há resíduo de volumes nas estantes das bibliotecas e nas salas de leitura e; e) as escolas receberam uma quantidade de kits muito aquém da demanda de matrículas. Constatou-se certo distanciamento entre as intenções manifestadas nos documentos e os resultados da proposta implementada nas escolas. O projeto não ganhou visibilidade nem dentro das escolas, nem na comunidade. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas públicas |
pt_BR |
dc.subject |
Política de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de leitores |
pt_BR |
dc.title |
A representatividade do projeto literatura em minha casa como uma política pública para a formação de leitores |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |