A representatividade do projeto literatura em minha casa como uma política pública para a formação de leitores

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A representatividade do projeto literatura em minha casa como uma política pública para a formação de leitores

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dc.contributor.author Copes, Regina Janiaki
dc.contributor.author Saveli, Esméria de Lourdes
dc.date.accessioned 2012-06-14T17:28:58Z
dc.date.available 2012-06-14T17:28:58Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.citation COPES, R. J.; SAVELI, E. de L. A representatividade do projeto literatura em minha casa como uma política pública para a formação de leitores. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 9, 2009, Curitiba. Anais... Curitiba, 2009. Disponível em: < http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2818_1131.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2012. pt_BR
dc.identifier.uri http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/695
dc.description.abstract A pesquisa teve a preocupação de estabelecer as relações entre o proposto pelo projeto governamental de incentivo à leitura “Literatura em Minha Casa”, e o que foi efetivado na prática no município de Ponta Grossa, Paraná. O suporte teórico para a compreensão do objeto está assentado nas concepções de leitura de autores que discutem as políticas públicas de leitura e formação de leitor – como Perrotti, Silva, Britto. A análise focou os objetivos, o público alvo, os critérios para a distribuição dos livros, os investimentos financeiros, as concepções básicas e as ações que nortearam a implantação e a implementação do projeto nas escolas. Foram realizadas entrevistas com gestores, pedagogos, professores e responsáveis pelas bibliotecas das escolas municipais e estaduais. As conclusões são: a) a maioria dos gestores escolares desconhecia os programas, os projetos e as campanhas de incentivo à leitura emanados do Governo Federal; b) os livros não chegaram nas escolas da forma como estava proposto nos documentos oficiais; c) os alunos não receberam os kits conforme o prescrito no projeto; d) em algumas escolas, tanto nas estaduais quanto nas municipais, há resíduo de volumes nas estantes das bibliotecas e nas salas de leitura e; e) as escolas receberam uma quantidade de kits muito aquém da demanda de matrículas. Constatou-se certo distanciamento entre as intenções manifestadas nos documentos e os resultados da proposta implementada nas escolas. O projeto não ganhou visibilidade nem dentro das escolas, nem na comunidade. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Políticas públicas pt_BR
dc.subject Política de leitura pt_BR
dc.subject Formação de leitores pt_BR
dc.title A representatividade do projeto literatura em minha casa como uma política pública para a formação de leitores pt_BR
dc.type Article pt_BR


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