dc.contributor.author |
Cordeiro, Sônia Valdete Aparecida Lima |
|
dc.contributor.author |
Nascimento, Maria Isabel Moura |
|
dc.date.accessioned |
2012-06-14T15:23:53Z |
|
dc.date.available |
2012-06-14T15:23:53Z |
|
dc.date.issued |
2005-06 |
|
dc.identifier.citation |
CORDEIRO, S. B. A. L.; NASCIMENTO, M. I. M. Escola evangélica: uma instituição educacional da imigração holandesa na região dos Campos Gerais do Paraná. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.18, p. 100-113, jun. 2005. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
1676-2584 |
|
dc.identifier.uri |
http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/694 |
|
dc.description |
Este artigo foi publicado na Revista Histedbr e está sendo disponibilizado no RIUEPG com a autorização do Editor, o documento pode ser encontrado no site da Revista no seguinte endereço: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/ |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho é parte da pesquisa de mestrado que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG. O tema tem como objetivo geral analisar o processo de criação e instalação da escola holandesa na região. Para isso, o estudo será estruturado segundo o materialismo histórico. O período analisado foi marcado por um ideário liberal com propostas para instrução pública. Do ponto de vista institucional, no Brasil são poucos os estudos sobre o assunto, nos Campos Gerais esta pesquisa é pioneira. Sua relevância vem da necessidade de compreender o processo inicial das instituições escolares na região. A metodologia será através de levantamento e catalogação de fontes. O material será digitalizado e disponibilizado para futuras pesquisas em História da Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This study is part of the master’s degree research that is being developed at the post- graduation in Education course at UEPG. The theme has as general objective to analyze the process of creation and installation of the Dutch school in the region. To do so, the study will be structuralized according to the historical materialism. The analyzed period was marked by liberal ideas with proposals to public instruction. From the institutional point of view, in Brazil, the studies on the subject are few, and, in Campos Gerais this study is pioneer. Its relevance comes from the necessity to understand the initial process of the school institutions in the region. The methodology used will be through research and inventory of the sources. The material will be digitalized and made available for future researches in History of Education. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Instituição Escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Imigração holandesa |
pt_BR |
dc.subject |
História da educação |
pt_BR |
dc.subject |
Brasil |
pt_BR |
dc.title |
Escola evangélica: uma instituição educacional da imigração holandesa na região dos Campos Gerais do Paraná |
pt_BR |
dc.title.alternative |
School evangelical: an educational institution of dutch immigration in the region of Campos Gerais of Paraná |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |