dc.contributor.author |
Nascimento, Maria Isabel Moura |
|
dc.contributor.author |
Collares, Solange Aparecida de Oliveira |
|
dc.date.accessioned |
2012-06-14T15:22:38Z |
|
dc.date.available |
2012-06-14T15:22:38Z |
|
dc.date.issued |
2005-12 |
|
dc.identifier.citation |
NASCIMENTO, M. I. M.; COLLARES, S. A. de O. Análise da eficiência da lei 5692/71 na formação dos trabalhadores de Guarapuava sob a perspectiva de consciência para a cidadania e qualificação para o trabalho. Revista HISTEDBR, Campinas, n.20, p. 76 - 85, dez. 2005. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
1676-2584 |
|
dc.identifier.uri |
http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/691 |
|
dc.description |
Este artigo foi publicado na Revista Histedbr e está sendo disponibilizado no RIUEPG com a autorização do Editor, o documento pode ser encontrado no site da Revista no seguinte endereço: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/ |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho irá refletir sobre o ensino profissionalizante, suas alternativas e possibilidades existentes, durante alguns períodos da História da Educação Brasileira. Realizou-se um resgate histórico no período do Brasil – Colônia e Brasil Império, para poder compreender as alterações que aconteceram no ensino profissionalizante e como o mesmo foi pensado em termos de lei e concretizado, identificando que tipo de proposta é privilegiada, relacionando as possíveis dificuldades que os professores possam estar encontrando ao colocá-la em prática, bem como os avanços que a proposta está proporcionando. O objetivo a ser atingido é a capacidade para lidar com a incerteza , substituindo a rigidez pela flexibilidade e rapidez, de maneira a atender as dinâmicas, que se diversificam em qualidade e quantidade, não para ajustar –se, mas para participar como sujeito na construção da sociedade, na qual o resultado da produção material e cultural esteja disponível para todos, de modo a assegurar qualidade de vida e preservar a natureza. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e etnográfica por acreditar-se na adequação em relação ao problema a ser investigado. Uma das ferramentas utilizadas para a elaboração desse trabalho foram as Leis de ensino no 5692/71 e no 9394/96. Através dessas Leis e de outros decretos e pareceres, realizou-se uma análise para verificar, as principais propostas direcionadas ao ensino profissionalizante. A preparação para o trabalho fez parte de uma proposta educacional que entendia ser necessário educar para a vida produtiva e responsável, para o exercício do trabalho, mediante o qual o educando contribuía para a manutenção de sua própria vida e sociedade, contudo sem direcionar-se para uma ocupação específica. Eram conhecimentos e habilidades que favoreciam assumir o trabalho como uma dimensão fundamental da vida em sociedade, ou seja, aquilo que o educando terá da escola como preparação para o trabalho.O trabalho apresenta-se assim, como uma forma de identidade do homem, seu pilar mais significativo de existência enquanto ser social. Não é por acaso que a questão do trabalho e sua influência na vida dos indivíduos vem sendo estudada por vários autores.Embora a escola apresente inúmeras propostas pedagógicas, observa-se que não está conseguindo atingir seus objetivos, como por exemplo qualificar para o trabalho ou, até mesmo, para a formação da cidadania. Isso não se realiza somente através do estabelecimento das relações entre a Escola e Sociedade, mas também no estabelecimento de relações entre o que se ensina e o conteúdo ideológico do que se ensina, entre os valores que testemunha o educador e os padrões de comportamento exigido por uma sociedade ou pelo grupo social dominante. É dar-lhe condições de ao exercer uma atividade, fazê-lo não apenas constrangido por uma dura necessidade material, mas também , movido pela consciência de sua participação , através desta atividade , na construção de um mundo mais humano, na edificação de uma sociedade melhor e no seu aperfeiçoamento pessoal.Ou seja , o grande desafio aqui proposto e a ser enfrentado pela sociedade é a formulação de uma outra concepção de Ensino Médio que articule de forma competente essas duas dimensões: o mundo do trabalho e a continuidade dos estudos. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The present study will reflect on the professionalizing education, its existing alternatives and existing, during some periods of the Brazilian Education History. A historical rescue during the Colonial and Empire periods in Brazil was done, in order to be able to understand the alterations that happened in the professionalizing education and how it was thought and made real under the terms of the law, identifying which type of proposal is privileged, relating the possible difficulties that the teachers can be finding when placing it in practical, as well as the advances that the proposal is providing. The objective to be reached is the capacity to deal with the uncertainty, substituting the rigidity by the flexibility and rapidity, in order to take care of the dynamic, that diversify in quality and amount, not to adjust, but to participate as a subject in the construction of the society, in which the result of the material and cultural production is available to all, in order to assure the quality of life and to preserve the nature. The methodology used was the qualitative and ethnographic research because of its adequacy to the problem to be investigated. One of the tools used for the elaboration of this study were the Laws of education number 5692/71 and 9394/96. Through these Laws and other decrees and counseling, an analysis was done to verify the main proposals directed to the professionalizing education. The preparation to work was part of an educational proposal that understood it was necessary to educate for a productive and responsible life, for the exercise of work, through which the students would contribute for the maintenance of their own lives and the society, however without directing themselves to a specific occupation. They were knowledge and abilities, which favored assuming the work as a basic dimension to live in a society, or either, that of which the student will have inside the school, as preparation for working. Work is presented thus, as a form of identity of the man, his most significant pillar of existence while social being. It is not by chance that some authors are studying the work issue and its influence on individual life. Although the school presents innumerable pedagogical proposals, it is observed that it is not reaching its objectives, as for example to qualify to the work or, also, to the formation of the citizenship. It doesn’t happen only through the establishment of the relations between the School and the Society, but also by the establishment of relations between the ideological content of what is thought, between the values taught and testified by the educator and the standards of behavior demanded by the society or the dominant social group. It is to give conditions to carry out an activity, doing it not only constrained by a hard material necessity, but also, moved by the conscience of its participation, through this activity, in the construction of a more human world, in the building of a better society and in his own personal improvement. The great challenge considered here and to be faced by the society is the formularization of another conception of Middle Education that articulates in a competent form these two dimensions: the world of the work and the continuity of the studies. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino profissionalizante |
pt_BR |
dc.subject |
Exclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Preparo para o trabalho |
pt_BR |
dc.subject |
Exercício da cidadania |
pt_BR |
dc.title |
Análise da eficiência da lei 5692/71 na formação dos trabalhadores de Guarapuava sob a perspectiva de consciência para a cidadania e qualificação para o trabalho |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of the efficiency of the 5692/71 law on the workers in Guarapuava, under the perspective of the conscience to the citizenship and qualification to work. |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |