Title: | Reflexões sobre a etnografia crítica e suas implicações para a pesquisa em educação |
Author: | Mainardes, Jefferson; Marcondes, Maria Inês |
Abstract: |
O artigo discute a etnografia crítica, destacando as suas origens, conceituação, contribuições, implicações para a pesquisa em educação, bem como os desafios que esta abordagem metodológica coloca para os pesquisadores. Especial referência é feita aos estágios da pesquisa qualitativa crítica desenvolvidos por Carspecken (1996). Os autores argumentam que a metodologia etnografia crítica possui um potencial significativo para fortalecer a pesquisa em educação, uma vez que destaca a necessidade do estabelecimento de relações com o sistema social mais amplo e a problematização de questões relacionadas à reprodução social, desigualdades e formas de opressão dentro e fora do sistema educacional This paper discusses essential aspects of critical ethnography, highlighting its origins, conceptualization, contributions, and implications for research in education, as well as the challenges that this methodological approach poses to researchers. Particular reference is made to the stages of critical qualitative research developed by Carspecken (1996). The authors argue that the critical ethnography methodology has significant potential to strengthen research in education, since it highlights the need for the establishment of relations with the wider social system and the problematization of issues related to social reproduction, inequality, and oppression, both inside and outside the educational system. |
Description: | Este artigo foi publicado na revista Educação e Realidade, e está sendo disponibilizado no RIUEPG com a permissão do Editor. O documento pode ser encontrado no seguinte endereço: http://www.ufrgs.br/edu_realidade/ |
URI: | http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/678 |
Date: | 2011-05 |
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ARTIGO_ReflexoesSobreEtnografia.pdf | 404.0Kb |
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