dc.contributor.author |
Mainardes, Jefferson |
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dc.date.accessioned |
2012-05-29T14:59:26Z |
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dc.date.available |
2012-05-29T14:59:26Z |
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dc.date.issued |
2009-04 |
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dc.identifier.citation |
MAINARDES, J. A pesquisa sobre a organização da escolaridade em ciclos no Brasil (2000-2006): mapeamento e problematizações. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, p.7-23, abr. 2009. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/677 |
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dc.description.abstract |
Este artigo apresenta uma análise de 123 teses e dissertações sobre a organização da escolaridade em ciclos no Brasil, defendidas no período de 2000 a 2006. Constitui-se em uma tentativa de realizar uma revisão sistemática da pesquisa sobre esse tema, com o objetivo de identificar os principais problemas, tendências, contribuições e lacunas a ele relacionados. A partir da análise desses trabalhos, o artigo explora dois aspectos específicos: a relação macro e micro e a discussão sobre os fundamentos da política (escola em ciclos). O artigo indica que é necessário aprofundar aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa sobre ciclos, considerar as determinações mais amplas relacionadas à política, bem como o sistema de mediações, de forma que se busque a compreensão do conjunto das relações que estabelece com os demais fenômenos e com a totalidade. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This paper presents an analysis of 123 theses and dissertations, defended between 2000 and 2006, related to the organization of schooling in cycles in Brazil. It constitutes an attempt to carry out a systematic review of the research on this topic, with the aim of identifying the main trends, contributions to the debate, gaps and related problems. Based on an analysis of these studies, the article explores two specific aspects: the macro-and micro-perspectives, and the discussion of the premises of the policy of schooling in cycles. It points out that it is necessary to study further the theoretical and methodological aspects of research on cycles, and to consider the broader issues related to policy, as well as to analyze the range of aspects which mediate the policy investigated. |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Escola em ciclos |
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dc.subject |
Política educacional |
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dc.subject |
Revisão de literatura |
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dc.title |
A pesquisa sobre a organização da escolaridade em ciclos no Brasil (2000-2006): mapeamento e problematizações |
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dc.type |
Article |
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