Grandezas e medidas: representações sociais de professores do ensino fundamental

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Title: Grandezas e medidas: representações sociais de professores do ensino fundamental
Author: Perez, Marlene
Abstract: O estudo procura identificar representações sociais de professores do ensino fundamental com respeito a um conteúdo específico da matemática: grandezas e medidas. A investigação busca a existência de diferenças e semelhanças entre asrepresentações sociais de professores licenciados e não licenciados em matemática atuantes nas séries iniciais (1ª a 4ª séries) e nas séries finais (5ª a 8ª séries). O trabalho está fundamentado na teoria das representações sociais de Serge Moscovici, com enfoque na abordagem estrutural, teoria do núcleo central de Jean-Claude Abric, no estudo teórico de grandezas e medidas que abrange apossibilidade de considerá-las como um campo conceitual na perspectiva de Gérard Vergnaud. Os dados foram obtidos diretamente de 120 (cento e vinte) professores, organizados em 3 (três) grupos amostrais, locados em escolas públicas municipais e estaduais de Ponta Grossa, Paraná. Realizou-se a coleta de dados, por meio de dois instrumentos: questionário de livre associação e entrevistas. A análise dos dados de natureza quantitativa e qualitativa permitiu o levantamento das representações sociais e a comparação das mesmas entre os três grupos considerados: não licenciados em matemática, licenciados em matemática com mais e menos experiência no magistério. Da análise das evocações dos professores e da análise léxica textual das entrevistas resultou a não rejeição de uma das hipóteses (as representações sociais de licenciados e não licenciados com menos experiência no magistério se equivalem) e a rejeição da outra hipótese (as representações sociais dos licenciados em matemática com dez ou mais anos de experiência mostram indícios de modificações em relação aos iniciantes na profissão). Assim, sendo, os resultados mostraram que as representações sociais de grandezas e medidas de professores do ensino fundamental se mostram equivalentes no caso dos três grupos de professores investigados. Também mostraram alguns pólos representacionais importantes como: a relação entre as grandezas e medidas e o cotidiano das pessoas, o trabalho em sala de aula com enfoque nas atividades do dia-a-dia do aluno e, na utilização de recursos didáticos para o ensino.The study tries to identify high school teachers´ social representations concerning a specific mathematical content: greatnesses and measurements. The investigation looks for the existence of differences and similarities between the social representations of graduate and non-graduate math teachers who teach at the initial grades (1st to 4th grades) and in the final grades (5th to 8th grades). The study is based on the following theoretical sources: Serge Moscovici´s social representation theory, with a focus on the structural approach, Jean Claude Abric´s central nucleus theory, on the theoretical study about greatnesses and measurements that includes the possibility of considering both greatnesses and measurements as a conceptual field from Gerárd Vergnaud´s perspective. The data was obtained from 120 (a hundred and twenty) teachers, who were then organized into 3 (three) sample groups, all teachers worked in State schools from Ponta Grossa, Paraná. Two instruments were used for the data collection, a free association questionnaire and interviews. Both quantitative and qualitative data analysis allowed the gathering of the social representations and their comparison among the three groups studied: non graduate math teachers, graduate math teachers with more teaching experience and graduate math teachers with less teaching experience. From the analysis of teachers´ statements and from the lexical-textual analysis from the interviews one of the hypotheses was not rejected (the social representations of graduate math teachers and the non-graduate math teachers with less teaching experience are equivalent) and the other hypothesis was rejected (the social representations of graduate math teachers with ten or more years of teaching experience demonstrate evidence of changes compared to the teachers new in the teaching profession). So, the results show that the social representations of greatnesses and measurements of Elementary School teachers are equivalent concerning to the three sample groups studied. Results also show some important representational poles such as: the relation between the greatnesses and the measurements and people’s daily routine, the work in the classroom with a focus on students´ day-to-day activities and, on the use of teaching resources.
URI: http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/669
Date: 2008


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