dc.contributor.advisor |
Bigarella, João José |
|
dc.contributor.author |
Moreira, Jasmine Cardozo |
|
dc.date.accessioned |
2012-02-16T21:38:53Z |
|
dc.date.available |
2012-02-16T21:38:53Z |
|
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.identifier.citation |
MOREIRA, Jasmine Cardozo. Patrimônio geológico em Unidades de Conservação: atividades interpretrativas, educativas e geoturísticas. 2008, 234f. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2008. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/668 |
|
dc.description.abstract |
Esta tese trata de temáticas voltadas ao Turismo e as Geociências, aliada a
geoconservação e interpretação dos ambientes naturais, visto que um maior
entendimento sobre o nosso patrimônio geológico pode ser facilitado através do
repasse adequado de informações relativas à interpretação ambiental. Com o
objetivo de justificar a importância da divulgação das geociências a visitantes de
Unidades de Conservação, comunidade e geoturistas, utilizando meios
interpretativos relativos à geologia e geomorfologia, viabilizando uma melhor
compreensão do patrimônio geológico e o incentivo ao geoturismo, este estudo de
caso envolve três Unidades de Conservação: o Parque Estadual de Vila Velha (PR),
Parque Nacional do Iguaçu (PR) e Parque Nacional Marinho de F ernando de
Noronha (PE). O embasamento teórico engloba aspectos relativos à geologia,
geomorfologia, turismo em áreas naturais, geoturismo, geoconservação,
geoparques, interpretação e educação ambiental. Os resultados incluem os Pontos
de Interesse Geo-Didático e a análise dos questionários aplicados a professores do
Ensino Público de Ponta Grossa. São feitas considerações a respeito das ações
visando a interpretação do ambiente em relação aos aspectos geológicos e
geomorfológicos, englobando os cursos para condutores, a análise dos
questionários aplicados aos participantes deste curso, excursões e roteiros,
palestras, material impresso, painéis interpretativos e a análise dos questionários
aplicados aos visitantes do PNI e PEVV, material áudio-visual, website, jogos, e
propostas de geoeducação. E, num terceiro momento, são feitas as recomendações
para o desenvolvimento do Geoturismo em regiões que apresentam potencial,
considerações a respeito do Formulário da UNESCO para integrar a Rede Mundial
de Geoparques e por fim a proposta de criação de uma Rede Brasileira de
Geoparques. Conclui-se que há atrativos geológicos e geomorfológicos relevantes
para a realização de atividades educativas, interpretativas e roteiros geoturisticos, o
geoturismo pode ser desenvolvido nas UCs pesquisadas e a comunidade e os
visitantes têm o interesse em conhecer mais sobre os aspectos geológicos. Por fim
verificou-se a necessidade de projetos, incentivo, capacitação e planejamento
adequado para que as atividades ligadas à interpretação do patrimônio geológico
aos visitantes sejam realizadas de maneira satisfatória. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This thesis treats about tourism and geo-sciences allied with geoconservation and
environmental interpretation because a better understanding about our geological
heritage can be facilitated with the correct environmental interpretation. The main
objective was to justify the importance of the communication of the geo-sciences to
visitors of Parks, community and geoturists, making possible a better understanding
of the geologic patrimony and the incentive to the geoturismo. This study of case
involves three Parks: the Vila Velha State Park (PR), Iguassu National Park (PR) and
Fernando de Noronha Marine National Park (PE). Geology, geomorphology, tourism
in natural areas, geotourism, geoconservation, Geoparks and environmental
education and interpretation are treated, and the results include the “Points of Geo-
Didactic Interest”, and the analysis of the applied questionnaires the professors of the
city of Ponta Grossa. Here are presented actions about the environmental
interpretation with the geologic aspects, like the training courses, analysis of the
questionnaires applied to the participants of this course, tours, talks, field guides,
interpretative panels and the analysis of the questionnaires applied to the visitors of
the Parks, DVD, website, games, and proposals of geoeducation. Concluding, are
made recommendations for the development of the Geotourism in regions that
present potential, aspects about the Form of UNESCO to integrate the Geoparks
Network and the proposal of creation of a Brazilian Geopark Network. In this way, it is
concluded that we have attractive geologic and geomorphological aspects, excellent
for the accomplishment of interpretative, geoturistic and educative activities, the
geotourism can be made in the researched Parks, the community and the visitors
have the interest in knowing more about the geologic aspects. Finally, it was verified
the necessity of projects, incentive, qualification and adequate planning, just with this
aspects the interpretation of the geologic heritage to the visitors can be satisfactory. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Patrimônio geológico |
pt_BR |
dc.subject |
Geoturismo |
pt_BR |
dc.subject |
Geoparques |
pt_BR |
dc.subject |
Interpretação ambiental |
pt_BR |
dc.title |
Patrimônio Geológico em unidades de conservação: atividades interpretativas, educativas e geoturísticas |
pt_BR |
dc.type |
Thesis |
pt_BR |