Patrimônio Geológico em unidades de conservação: atividades interpretativas, educativas e geoturísticas

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Patrimônio Geológico em unidades de conservação: atividades interpretativas, educativas e geoturísticas

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dc.contributor.advisor Bigarella, João José
dc.contributor.author Moreira, Jasmine Cardozo
dc.date.accessioned 2012-02-16T21:38:53Z
dc.date.available 2012-02-16T21:38:53Z
dc.date.issued 2008
dc.identifier.citation MOREIRA, Jasmine Cardozo. Patrimônio geológico em Unidades de Conservação: atividades interpretrativas, educativas e geoturísticas. 2008, 234f. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2008. pt_BR
dc.identifier.uri http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/668
dc.description.abstract Esta tese trata de temáticas voltadas ao Turismo e as Geociências, aliada a geoconservação e interpretação dos ambientes naturais, visto que um maior entendimento sobre o nosso patrimônio geológico pode ser facilitado através do repasse adequado de informações relativas à interpretação ambiental. Com o objetivo de justificar a importância da divulgação das geociências a visitantes de Unidades de Conservação, comunidade e geoturistas, utilizando meios interpretativos relativos à geologia e geomorfologia, viabilizando uma melhor compreensão do patrimônio geológico e o incentivo ao geoturismo, este estudo de caso envolve três Unidades de Conservação: o Parque Estadual de Vila Velha (PR), Parque Nacional do Iguaçu (PR) e Parque Nacional Marinho de F ernando de Noronha (PE). O embasamento teórico engloba aspectos relativos à geologia, geomorfologia, turismo em áreas naturais, geoturismo, geoconservação, geoparques, interpretação e educação ambiental. Os resultados incluem os Pontos de Interesse Geo-Didático e a análise dos questionários aplicados a professores do Ensino Público de Ponta Grossa. São feitas considerações a respeito das ações visando a interpretação do ambiente em relação aos aspectos geológicos e geomorfológicos, englobando os cursos para condutores, a análise dos questionários aplicados aos participantes deste curso, excursões e roteiros, palestras, material impresso, painéis interpretativos e a análise dos questionários aplicados aos visitantes do PNI e PEVV, material áudio-visual, website, jogos, e propostas de geoeducação. E, num terceiro momento, são feitas as recomendações para o desenvolvimento do Geoturismo em regiões que apresentam potencial, considerações a respeito do Formulário da UNESCO para integrar a Rede Mundial de Geoparques e por fim a proposta de criação de uma Rede Brasileira de Geoparques. Conclui-se que há atrativos geológicos e geomorfológicos relevantes para a realização de atividades educativas, interpretativas e roteiros geoturisticos, o geoturismo pode ser desenvolvido nas UCs pesquisadas e a comunidade e os visitantes têm o interesse em conhecer mais sobre os aspectos geológicos. Por fim verificou-se a necessidade de projetos, incentivo, capacitação e planejamento adequado para que as atividades ligadas à interpretação do patrimônio geológico aos visitantes sejam realizadas de maneira satisfatória. pt_BR
dc.description.abstract This thesis treats about tourism and geo-sciences allied with geoconservation and environmental interpretation because a better understanding about our geological heritage can be facilitated with the correct environmental interpretation. The main objective was to justify the importance of the communication of the geo-sciences to visitors of Parks, community and geoturists, making possible a better understanding of the geologic patrimony and the incentive to the geoturismo. This study of case involves three Parks: the Vila Velha State Park (PR), Iguassu National Park (PR) and Fernando de Noronha Marine National Park (PE). Geology, geomorphology, tourism in natural areas, geotourism, geoconservation, Geoparks and environmental education and interpretation are treated, and the results include the “Points of Geo- Didactic Interest”, and the analysis of the applied questionnaires the professors of the city of Ponta Grossa. Here are presented actions about the environmental interpretation with the geologic aspects, like the training courses, analysis of the questionnaires applied to the participants of this course, tours, talks, field guides, interpretative panels and the analysis of the questionnaires applied to the visitors of the Parks, DVD, website, games, and proposals of geoeducation. Concluding, are made recommendations for the development of the Geotourism in regions that present potential, aspects about the Form of UNESCO to integrate the Geoparks Network and the proposal of creation of a Brazilian Geopark Network. In this way, it is concluded that we have attractive geologic and geomorphological aspects, excellent for the accomplishment of interpretative, geoturistic and educative activities, the geotourism can be made in the researched Parks, the community and the visitors have the interest in knowing more about the geologic aspects. Finally, it was verified the necessity of projects, incentive, qualification and adequate planning, just with this aspects the interpretation of the geologic heritage to the visitors can be satisfactory. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Patrimônio geológico pt_BR
dc.subject Geoturismo pt_BR
dc.subject Geoparques pt_BR
dc.subject Interpretação ambiental pt_BR
dc.title Patrimônio Geológico em unidades de conservação: atividades interpretativas, educativas e geoturísticas pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


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