dc.contributor.author |
Nascimento, Maria Isabel Moura |
|
dc.contributor.author |
Dalarosa, Adair Ângelo |
|
dc.contributor.author |
Sbardelotto, Denise Kloeckner |
|
dc.date.accessioned |
2011-12-09T17:52:55Z |
|
dc.date.available |
2011-12-09T17:52:55Z |
|
dc.date.issued |
2009-05 |
|
dc.identifier.citation |
NASCIMENTO, M.I.M. ; SBARDELOTTO, D.K. ; DALAROSA, A. A. QUAESTIO, Sorocaba, SP, v. 11, n. 1, p. 57-77, maio 2009 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/665 |
|
dc.description.abstract |
Esse artigo objetiva apresentar apontamentos teórico-metodológicos para a pesquisa em História da Educação a partir do método materialista histórico-dialético, em oposição às concepções positivista e pós-moderna. O trabalho apresenta categorias centrais da teoria marxiana e resulta da análise de algumas das obras de Karl Marx e Friedrich Engels que explicitam os conceitos fundamentais do método. São apresentados conceitos marxistas relevantes para o encaminhamento coerente da pesquisa em história da educação. Com o objetivo de contribuir com o debate a respeito das questões teórico-metodológicas para as pesquisa em educação e em história da educação, conclui-se que essa análise é necessária como forma de fazer frente às atuais concepções de história embasadas na perspectiva pós-moderna. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This article aims to present theoretical and methodological notes for the
research on history of education, from the dialectical-historical materialist method, in
opposition to the positivist and postmodernism concepts. This paper presents central
categories of the Marxian theory and results from some of Karl Marx’s and Friedrich
Engels’s works, which clarify the method’s basic concepts. We present relevant Marxist
concepts for coherent guiding of the research in history of education. Aiming to contribute
for the debate about theoretical and methodological issues for the research in education
and history of education, we consider that this analyses is necessary as a way to face
the present concepts of history based on a postmodern perspective. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
História |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Materialismo Histórico-dialético |
pt_BR |
dc.title |
Apontamentos Teórico-Metodológicos da Pesquisa em História da Educação : o Método Materialista Histórico-Dialético |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |