dc.contributor.advisor |
Henn, Ronaldo Cesar |
|
dc.contributor.author |
Oliveira, Hebe Maria Gonçalves de |
|
dc.date.accessioned |
2011-12-07T19:11:38Z |
|
dc.date.available |
2011-12-07T19:11:38Z |
|
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, H. M. G. de. A notícia exclusiva na lógica de distribuição em conglomerados da mídia brasileira: estudo das rotinas nas Agências Estado, Folhapress e O Globo. 2010, 677f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação). Universidade Vale dos Sinos, São Leopoldo, 2010. 2v. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/661 |
|
dc.description.abstract |
Esta pesquisa consiste no estudo de caso múltiplo das rotinas produtivas das três agências de
notícias nacionais – Estado, Folhapress e O Globo – que integram os três principais
conglomerados da mídia brasileira. Sob a perspectiva da sociologia das redações, a pesquisa
tem como aporte teórico os estudos sobre gatekeeping e newsmaking. A tese mostra os
procedimentos de distribuição de materiais jornalísticos destes serviços noticiosos, sob a
lógica de aproveitamento de conteúdos produzidos no interior dos respectivos grupos de
comunicação. Isto é, identifica como as agências nacionais operam com as notícias exclusivas
dos principais jornais de seus respectivos grupos – Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e O
Globo, produtores dos conteúdos que são disponibilizados pelos serviços noticiosos a
centenas de veículos assinantes. Do cruzamento de conteúdos publicados pelos três jornais
com os distribuídos pelas respectivas agências, constatou-se a ex pressiva distribuição de
conteúdos exclusivos das edições diárias desses periódicos pelos seus serviços noticiosos.
Como consequência, a p rática predominante nesses conglomerados contribui para a presença
de mesmos temas/assuntos no jornalismo brasileiro, considerando que centenas de veículos
sediados em diferentes regiões brasileiras repro duzem o noticiário desses três principais
jornais do eixo Rio-São Paulo. Assim, a tese apresenta ainda um retrato da presença e atuação
das agências em dez jornais regionais localizados em dez principais capitais brasileiras,
reproduzindo um funil midiático com oferta d e temas e abordagens jorn alísticas construídos
por três maiores grupos de mídia do País. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This research consists of multiple case studies on the production process of the
National news agencies – Estado, Folhapress e O Globo – which integrate the three
main Brazilian media conglomerates. From the perspective of the sociology of the
newsroom, the research is based on gatekeeping and newsmaking theories. This thesis
presents the procedures of the distribution of journalistic contents of news services and
the logic behind the dissemination of news within these organizations. That is, it
identifies how National news agencies handle exclusive reports printed in main
newspapers of their respective groups – Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e O
Globo, makers of the contents offered by news agencies to hundreds of media
subscribers. By cross-referencing journalistic contents printed in the three
newspapers, with those offered by respective agencies, it found the expressive
distribution of ex clusive contents published on these pap ers day to day through their report
services. As a consequence, this predominant practice contributes to presence of same
themes and subjects in Brazilian journalism, considering that hundreds of media
subscribers of agencies in different Brazilian regions run the same stories printed in
the main newspapers located in Rio-São Paulo. Thus, this thesis stills presents a
picture of presence and action among news agencies in ten regional newspapers
located in ten main Brazilian capitals, reproducing a medium funnel that offers themes
and framings made by the three media giants of Country. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Agência de Noticias |
pt_BR |
dc.subject |
Jornalismo |
pt_BR |
dc.subject |
Notícias |
pt_BR |
dc.subject |
Notícia exclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Conglomerado de mídias |
pt_BR |
dc.title |
A notícia exclusiva na lógica de distribuição em conglomerados da mídia brasileira: estudo das rotinas nas Agências Estado, Folhapress e O Globo |
pt_BR |
dc.type |
Thesis |
pt_BR |