A notícia exclusiva na lógica de distribuição em conglomerados da mídia brasileira: estudo das rotinas nas Agências Estado, Folhapress e O Globo

DSpace/Manakin Repository

A notícia exclusiva na lógica de distribuição em conglomerados da mídia brasileira: estudo das rotinas nas Agências Estado, Folhapress e O Globo

Show simple item record

dc.contributor.advisor Henn, Ronaldo Cesar
dc.contributor.author Oliveira, Hebe Maria Gonçalves de
dc.date.accessioned 2011-12-07T19:11:38Z
dc.date.available 2011-12-07T19:11:38Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation OLIVEIRA, H. M. G. de. A notícia exclusiva na lógica de distribuição em conglomerados da mídia brasileira: estudo das rotinas nas Agências Estado, Folhapress e O Globo. 2010, 677f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação). Universidade Vale dos Sinos, São Leopoldo, 2010. 2v. pt_BR
dc.identifier.uri http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/661
dc.description.abstract Esta pesquisa consiste no estudo de caso múltiplo das rotinas produtivas das três agências de notícias nacionais – Estado, Folhapress e O Globo – que integram os três principais conglomerados da mídia brasileira. Sob a perspectiva da sociologia das redações, a pesquisa tem como aporte teórico os estudos sobre gatekeeping e newsmaking. A tese mostra os procedimentos de distribuição de materiais jornalísticos destes serviços noticiosos, sob a lógica de aproveitamento de conteúdos produzidos no interior dos respectivos grupos de comunicação. Isto é, identifica como as agências nacionais operam com as notícias exclusivas dos principais jornais de seus respectivos grupos – Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo, produtores dos conteúdos que são disponibilizados pelos serviços noticiosos a centenas de veículos assinantes. Do cruzamento de conteúdos publicados pelos três jornais com os distribuídos pelas respectivas agências, constatou-se a ex pressiva distribuição de conteúdos exclusivos das edições diárias desses periódicos pelos seus serviços noticiosos. Como consequência, a p rática predominante nesses conglomerados contribui para a presença de mesmos temas/assuntos no jornalismo brasileiro, considerando que centenas de veículos sediados em diferentes regiões brasileiras repro duzem o noticiário desses três principais jornais do eixo Rio-São Paulo. Assim, a tese apresenta ainda um retrato da presença e atuação das agências em dez jornais regionais localizados em dez principais capitais brasileiras, reproduzindo um funil midiático com oferta d e temas e abordagens jorn alísticas construídos por três maiores grupos de mídia do País. pt_BR
dc.description.abstract This research consists of multiple case studies on the production process of the National news agencies – Estado, Folhapress e O Globo – which integrate the three main Brazilian media conglomerates. From the perspective of the sociology of the newsroom, the research is based on gatekeeping and newsmaking theories. This thesis presents the procedures of the distribution of journalistic contents of news services and the logic behind the dissemination of news within these organizations. That is, it identifies how National news agencies handle exclusive reports printed in main newspapers of their respective groups – Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo, makers of the contents offered by news agencies to hundreds of media subscribers. By cross-referencing journalistic contents printed in the three newspapers, with those offered by respective agencies, it found the expressive distribution of ex clusive contents published on these pap ers day to day through their report services. As a consequence, this predominant practice contributes to presence of same themes and subjects in Brazilian journalism, considering that hundreds of media subscribers of agencies in different Brazilian regions run the same stories printed in the main newspapers located in Rio-São Paulo. Thus, this thesis stills presents a picture of presence and action among news agencies in ten regional newspapers located in ten main Brazilian capitals, reproducing a medium funnel that offers themes and framings made by the three media giants of Country. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Agência de Noticias pt_BR
dc.subject Jornalismo pt_BR
dc.subject Notícias pt_BR
dc.subject Notícia exclusiva pt_BR
dc.subject Conglomerado de mídias pt_BR
dc.title A notícia exclusiva na lógica de distribuição em conglomerados da mídia brasileira: estudo das rotinas nas Agências Estado, Folhapress e O Globo pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TESE_HebeOliveiraComunicacao.pdf 4.011Mb PDF View/Open

The following license files are associated with this item:

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account