A produção historiográfica sobre as instituições escolares agrícolas no Brasil

DSpace/Manakin Repository

A produção historiográfica sobre as instituições escolares agrícolas no Brasil

Show simple item record

dc.contributor.author Martiniak, Vera Lucia
dc.contributor.author Sanfelice, José Luis
dc.contributor.author Nascimento, Maria Isabel Moura
dc.date.accessioned 2011-11-28T17:40:57Z
dc.date.available 2011-11-28T17:40:57Z
dc.date.issued 2010-01
dc.identifier.citation MARTINIAK, V.L.; SANFELICER, J.L.; NASCIMENTO, M.I.M. A produção historiográfica sobre as instituições escolares agrícolas no Brasil Publ. UEPG Humanit. Sci., Appl. Soc. Sci., Linguist., Lett. Arts, Ponta Grossa, v. 18, n.1, p. 29-40, jan./jun. 2010. pt_BR
dc.identifier.uri http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/652
dc.description.abstract O objetivo do estudo é elaborar uma síntese interpretativa do conhecimento referente à produção acadêmica que aborda a temática instituição escolar. Para a análise da produção científica consideraram-se as pesquisas, dissertações e teses produzidas no período de 1998 a 2006. Procedeu-se ao levantamento dos trabalhos produzidos nos Programas de Pós-Graduação, procurando averiguar, conforme a temática selecionada, a possível reincidência do tema empregado nessas pesquisas. A análise empreendida concebeu a constituição da realidade inserida no processo histórico, a qual, por força da luta provocada pelas contradições, efetivou-se num processo dialético. O embasamento teórico que a orienta parte da afirmação de Karl Marx ao compreender o homem como sujeito real, pois vive numa realidade objetiva concreta, material, e tem sua historicidade. pt_BR
dc.description.abstract This study developed an interpretative synthesis of the knowledge produced about schools in academic research. The analysis included dissertations and theses produced from 1998 to 2006 in post-graduate programs. The study looked for the recurrence of the theme in such studies. The analysis demonstrates that reality is inserted in a historical dialectical process caused by contradictions. The theoretical framework that supported the analysis was based on Karl Marx´s understanding of man as a real subject that lives in an objective concrete, material reality that has its historicity. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Historiografica pt_BR
dc.subject Instituições escolares pt_BR
dc.subject Ensino agrícola pt_BR
dc.title A produção historiográfica sobre as instituições escolares agrícolas no Brasil pt_BR
dc.title.alternative Historical production educational institutions on the agricultural in Brazil pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
ARTIGO_ProducaoHistoriograficaInstituicoes.pdf 227.5Kb PDF View/Open

The following license files are associated with this item:

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account