dc.contributor.author |
Martiniak, Vera Lucia |
|
dc.contributor.author |
Sanfelice, José Luis |
|
dc.contributor.author |
Nascimento, Maria Isabel Moura |
|
dc.date.accessioned |
2011-11-28T17:40:57Z |
|
dc.date.available |
2011-11-28T17:40:57Z |
|
dc.date.issued |
2010-01 |
|
dc.identifier.citation |
MARTINIAK, V.L.; SANFELICER, J.L.; NASCIMENTO, M.I.M. A produção historiográfica sobre as instituições escolares agrícolas no Brasil Publ. UEPG Humanit. Sci., Appl. Soc. Sci., Linguist., Lett. Arts, Ponta Grossa, v. 18, n.1, p. 29-40, jan./jun. 2010. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/652 |
|
dc.description.abstract |
O objetivo do estudo é elaborar uma síntese interpretativa do conhecimento referente à produção acadêmica que aborda a temática instituição escolar. Para a análise da produção científica consideraram-se as pesquisas, dissertações e teses produzidas no período de 1998 a 2006. Procedeu-se ao levantamento dos trabalhos produzidos nos Programas de Pós-Graduação, procurando averiguar, conforme a temática selecionada, a possível reincidência do tema empregado nessas pesquisas. A análise empreendida concebeu a constituição da realidade inserida no processo histórico, a qual, por força da luta provocada pelas contradições, efetivou-se num processo dialético. O embasamento teórico que a orienta parte da afirmação de Karl Marx ao compreender o homem como sujeito real, pois vive numa realidade objetiva
concreta, material, e tem sua historicidade. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This study developed an interpretative synthesis of the knowledge produced about schools in academic research. The analysis included dissertations and theses produced from 1998 to 2006 in post-graduate programs. The study looked for the recurrence of the theme in such studies. The analysis demonstrates that reality is inserted in a historical dialectical process caused by contradictions. The theoretical framework that supported the analysis was based on Karl Marx´s understanding of man as a real subject that lives in an objective concrete, material reality that has its historicity. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Historiografica |
pt_BR |
dc.subject |
Instituições escolares |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino agrícola |
pt_BR |
dc.title |
A produção historiográfica sobre as instituições escolares agrícolas no Brasil |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Historical production educational institutions on the agricultural in Brazil |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |