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Esta pesquisa procurou identificar se os professores do Curso de Ciências Contá-
beis da Universidade Estadual de Ponta Grossa tiveram algum tipo de formação ini-
cial ou preparação prévia, para poderem iniciar suas carreiras como docentes do
ensino superior, diagnosticar quais são as necessidades de formação dos professo-
res, bem como, colher junto aos próprios professores e também aos acadêmicos e
egressos do curso, as sugestões para suprir as necessidades identificadas. Para
tanto, as necessidades diagnosticadas foram segregadas em três categorias: a) ne-
cessidades de formação relacionadas à aspectos do conhecimento técnico; b) ne-
cessidades de formação relacionadas à aspectos do conhecimento didático-
pedagógico; e c) necessidades de formação relacionadas à aspectos comportamen-
tais de cada professor. Este trabalho se fez necessário, à medida que o professor
representa um dos, senão o principal protagonista do processo de ensino-
aprendizagem, sendo que muitas vezes se torna professor por acaso, sem adquirir
ou a ele ser fornecida uma formação ou preparação prévia para ingressar na docên-
cia, logo identificar como se deu sua formação, bem como, diagnosticar as necessi-
dades de formação dos professores representam o primeiro passo para instituir a-
ções de desenvolvimento profissional e consequentemente buscar a melhoria do
ensino da Contabilidade. Desta maneira, a pesquisa caracterizou-se como um estu-
do de caso, onde os dados foram coletados em duas etapas, sendo que na primeira,
foram realizadas entrevistas individuais com alguns professores e entrevistas em
grupo (
focus group)
com outros, e na segunda, foi aplicado um questionário aos a-
cadêmicos e egressos do curso. Assim, ficou constatado que, dez entre dezoito
(55,56%) dos professores investigados tiveram algum tipo de preparação prévia para
iniciar na docência do ensino superior, sendo que, apenas um desses professores
teve tal preparação ofertada pela UEPG, pois os demais assim a realizaram por ini-
ciativa própria. Constatou-se também, que entre os dez professores que tiveram al-
gum tipo de preparação prévia para iniciar a docência, três deles, tiveram contato
com o aspecto pedagógico apenas na disciplina de Metodologia do Ensino Superior
de cursos de Especialização, duas professoras além da disciplina citada, também
concluíram curso de formação pedagógica destinado ao ensino médio, outras duas
professoras, além da disciplina retro mencionada, também concluíram um curso es-
pecífico em Metodologia do Ensino Super ior, uma professora possui formação em
nível médio, no extinto curso de Magistério e, um professor possui graduação no
Curso de Licenciatura em História, onde afirmou receber formação pedagógica. A-
través de uma ou de outra técnica de coleta dos dados, utilizadas, constatou-se que
referente ao aspecto relacionado ao conhec imento técnico, 66,67% dos professores
apresentaram necessidades de formação, no que diz respeito ao aspecto compor-
tamental, 72,22% dos professores apresentaram necessidades de formação e, no
que concerne ao aspecto didático-pedagógico, 100% dos professores apresentaram
necessidades de formação. Quanto às sugestões oferecidas pelos pesquisados,
percebeu-se que, de maneira geral as sugestões dos professores foram mais evasi-
vas e genéricas, enquanto que, as sugestões apontadas pelos acadêmicos e egres-
sos foram mais objetivas e específicas. |
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This research had the objective of finding out in the teacher of the Accountancy
Course of the State University of Ponta Grossa (UEPG) had had any kind of formati-
on or previus preparation when they started their careers as university professors, as
well as to identify the necessities for the formation of teachers. It also tried to obtain
suggestions form former and present-day students and from the teachers themselves
in order to identify ways of supplying theses necessities. The diagnosed necessities
were then divided into three categories: a) formation necessities related to aspects of
techinical knowledge; b) formation necessities related to didactic-pedagogical kno-
wledge; and c) formation necessities related to behavioral aspects. This study is rele-
vant and necessary because the professor is one of the mainprotagonists in the tea-
ching-learning process and he/she often becomes a professor by chance, without
any previous preparation, so that identifying the conditions in which he/she acquired
his/her formation is the first step towards the implementation of actions for the pro-
fessional development and the improvement of accountancy teaching. In order to
accomplish this, the research was carried out as a case study, and data were collec-
ted in two stages. In the first stage, individual interviews with some professors were
carried out and group interviews (focus group) were done with other professors. In
the second stage, questionnaires were applied to former and present-day students of
Accountancy. The study showed that tem out of eighteen (55,56%) of the entervie-
wed professors had had some kind of previous preparation for teaching at the univer-
sity, but only one of them was prepared by UEPG. It also showed that, out of the ten
that had some previous preparation, three had gotten acquainted withpedagogical
aspects only throught the discipline Higher Education Methodology in specialization
courses; two others, besids this discipline, had also had a curse in pedagogical for-
mation for the “Ensino Médio”. Two professors had taken a specific course in Uni-
versity Methodology, besides the already mentioned discipline; one had concluded
the “Magistério” Course, andanother one, who had graduated in History, stated he
had received pedagogical training there. The two data collecting techniques showed
that 66,67% of the interviwed professors needed formation in the behavioral aspect,
72,22% needed didactic-pedagogical formation, and 100% needed general formati-
on. As for the suggestions obtaind from the interviews, those offered by the profes-
sors were evasive and generic, while the students’s were more objective and speci-
fic. |
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