dc.contributor.author |
Saveli, Esméria de Lourdes |
|
dc.date.accessioned |
2011-10-11T18:22:51Z |
|
dc.date.available |
2011-10-11T18:22:51Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.identifier.citation |
SAVELI. E. L. A Escola perante a leitura. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 4, n. 1, p 33-46, 2001. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/639 |
|
dc.description.abstract |
O texto tematiza a questão da leitura na escola, tomando-a como uma operação intelectual que ultrapassa o ato mecânico de identificar o escrito. A autora argumenta que o grande desafio posto à escola é romper com as práticas de leitura em que o ato de ler está submetido a mecanismos de decifração. Isso exige da escola, adotar como princípio norteador das práticas de leitura, a integração entre ensino, aprendizagem e desenvolvimento, de maneira que as ações do ensino possam desencadear uma atividade reflexiva que permita à criança avançar em suas estratégias de questionamento da escrita. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This text focuses on reading in schools, defining it as an intellectual operation that goes beyond the mechanical act of identifying the written text. The author argues that the big challenge for the school is to revoke the practice of reading in which this act is subjected to deciphering mechanisms. This demands that the school adopt the integration among teaching, learning, and development as a principle of the practice of reading, so as to make teaching actions provide a reflexive activity that will allow the child to advance in the strategies of questioning the written text. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Escola |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégias de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Estatuto de leitor |
pt_BR |
dc.title |
A Escola perante a leitura |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The context of reading in the school |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |