Extensão universitária e articulação de saberes: a proposta do LALUPE - Laboratório Lúdico Pedagógico

DSpace/Manakin Repository

Extensão universitária e articulação de saberes: a proposta do LALUPE - Laboratório Lúdico Pedagógico

Show full item record

Title: Extensão universitária e articulação de saberes: a proposta do LALUPE - Laboratório Lúdico Pedagógico
Author: Foltran, Elenice Parise; Pisacco, Nelba Maria Teixeira; Foltran Junior, Dierone César
Abstract: O objetivo deste artigo é apresentar algumas reflexões sobre o papel da extensão no ambiente universitário, pois os projetos de extensão constituem-se como espaço ideal, para desenvolver ações que articulem o papel da Universidade e o seu compromisso social. Objetivando estabelecer essa relação, está sendo desenvolvido o Projeto LALUPE: Laboratório Lúdico Pedagógico:espaço para a formação de professores. Este artigo apresenta o referido Projeto de Extensão que tem, por objetivo, formar professores, capazes de utilizarem o pensamento conceitual diante da realidade, permitindo intervenções sólidas e consistentes na comunidade. A metodologia de trabalho se apresenta como proposta inovadora, possuindo, como aporte teórico, a pesquisa-ação, na perspectiva de Engel (2000); ensino pela pesquisa, de Berger (2004); e a complexidade como princípio, Demo (2002). Os resultados iniciais são expressos pelo entusiasmo e pela participação dos corpos discente e docente, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).The aim of this article is to present some reflections on the purpose of the extension in the university environment, therefore the extension projects consist as an ideal space for the activities development that articulates the purpose of the University and the social compromise,in order to establish this relationship, the Project LALUPE: Pedagogical Ludic Laboratory: space for teacher education is being developed. This article presents the Project that aims to educate teachers capable to use the conceptual thought of the reality, allowing solid and consistent interventions in the community. The wok methodology is presented as an innovative proposal, and it has the research-action, as theoretical approach. In the perspective of Engel (2000); Berger’s (2004) teaching based on research; the complexity as principle, of Demo (2002). The initial results are expressed for the enthusiasm and participation of the students and professors of the Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
URI: http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/621
Date: 2009


Files in this item

Files Size Format View
ARTIGO_ExtensãoUniversitaria.pdf 506.7Kb PDF View/Open

The following license files are associated with this item:

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account