dc.identifier.citation |
TOZETTO, S. S.; GOMES, T. S. A prática pedagógica na formação docente Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 17, n.2, p. 181-196, 2009. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A prática pedagógica é entendida na percepção de GIMENO SACRISTÁN (1999) como uma ação do professor no espaço de sala de aula. Pautado no conceito do referido autor, o texto buscou investigar qual o conceito de prática pedagógica das acadêmicas do curso de Pedagogia da UNICENTRO, a fim de identificar nos depoimentos das alunas indícios que retratem qual a relação teoria/prática discutida realmente no curso de Pedagogia. Essa relação é discutida, principalmente, na disciplina de Estágio Supervisionado no terceiro ano do curso de formação de professores, em razão desta promover, de maneira mais concreta, a reflexão sobre a relação entre a teoria, que fundamentou os primeiros anos do curso, e a prática que irá desenvolver. O que se percebeu é que não bastam somente leituras e uma relação forçada pelos exemplos da prática pedagógica, se faz necessário uma postura investigativa das alunas em todos os momentos do curso. Dentre o grupo de acadêmicas que demonstraram compreensão do referido conceito, percebeu-se que a fundamentação teórico/prática realizada no curso de Pedagogia da UNICENTRO tem provocado a relação dos fundamentos teóricos e das ações práticas do trabalho docente. |
pt_BR |