As faces do tempo: memórias de professores

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As faces do tempo: memórias de professores

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dc.contributor.author Saveli, Esméria de Lourdes
dc.date.accessioned 2011-03-02T16:16:43Z
dc.date.available 2011-03-02T16:16:43Z
dc.date.issued 2008-05
dc.identifier.citation SAVELI, E. L. As faces do tempo: memórias de professores. Quaestio, Sorocaba, v. 10, n. 1/2, p. 311-322, maio/nov. 2008. pt_BR
dc.identifier.uri http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/502
dc.description.abstract A pesquisa propôs buscar nas narrativas memorialísticas de professores aposentados, indícios que possibilitaram delinear a cultura escolar existente nas instituições de ensino e como a experiência profi ssional e as relações sociais estabelecidas no contexto da escola plasmam o imaginário dos professores. O texto concebe a cultura numa perspectiva antropológica, defendida por Geertz, (1989) em que esta é tomada como patrimônio de conhecimentos e de competências, de instituições, de valores e de símbolos, características de uma sociedade humana particular, constituída ao longo de gerações. Apoia-se em autores como Sacristan (1997), Pérez Gómez (2001) e McLaren (1997), para perceber como ocorre as relações professor/aluno, no contexto escolar. A categoria tempo foi entendida como uma maneira de captar em conjunto os acontecimentos, o desenrolar de eventos cruciais que afetam a consciência humana. Nesse sentido, o tempo aparece como metáfora da experiência. A pesquisa de campo, para a coleta das informações, foi realizada através de entrevistas que estimulavam os professores a expressarem suas visões sobre a escola do seu tempo. Na organização dos dados foram categorizadas as informações sobre o início da escolarização e da carreira, a trajetória de formação, o trabalho docente no cotidiano da escola e na sala de aula. pt_BR
dc.description.abstract This research suchs do analyze, in a range of memory narratives of retired teachers, evidences which allow to delineate the existent school cultures in the schools and how the professional experiences and social relations established in the context of school shape the imaginary of the teachers. The text understands the culture in an anthropological perspective, defended by Geertz (1989). In this perspective, culture is considered a patrimony of knowledge and competences, of institutions, values, and symbols, which characterize a particular human society, built alongside generations. Based on authors such as Sacristán (1998), Pérez Gomes (1998), and McLaren (1997), in order to analyze how the teachers-students relations are developed in the school context. The category time was understood as a way to capture the range of situations, the development of crucial events which affect the human consciousness. In this sense, the time appears as a metaphor of experience. The fi eldwork was undertaken through interviews which stimulated the subject to express their vision about the school of their time. Data collected was organized in the following categories: the beginning of schooling process and career, the trajectory of training, the pedagogical work in the school and classroom day-to-day operations. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Cultura pt_BR
dc.subject Cultura escolar pt_BR
dc.subject Narrativas memorialísticas de professores pt_BR
dc.title As faces do tempo: memórias de professores pt_BR
dc.type Article pt_BR


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