dc.contributor.author |
Rodrigues, Marli de Fátima |
|
dc.contributor.author |
Kuenzer, Acácia Zeneida |
|
dc.date.accessioned |
2011-02-02T13:29:21Z |
|
dc.date.available |
2011-02-02T13:29:21Z |
|
dc.date.issued |
2007 |
|
dc.identifier.citation |
RODRIGUES, M. de F., KUENZER, A. Z. As diretrizes curriculares para o curso de pedagogia: uma expressão da epistemologia da prática. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v.10, n.1, p.35-62, 2007. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/486 |
|
dc.description.abstract |
O presente artigo apresenta reflexão desenvolvida cerca das concepções e debates que permearam a aprovação do Parecer 05/2005, em 13 de dezembro, pelo Conselho Pleno do Conselho Nacional de Educação, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, Licenciatura. Nesta análise foi possível constatar que as políticas atuais de formação de professores e pedagogos estão assentadas numa visão pragmática e tecnicista de formação do educador, pela ênfase que colocam na dimensão instrumentalizadora do conhecimento, atendendo a uma concepção que privilegia a prática em detrimento da teoria: a epistemologia da prática. Essa base epistemológica tem fornecido o suporte para a defesa da centralidade na docência, resultando na redução do campo epistemológico da Pedagogia segundo as atuais diretrizes. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The present article presents a reflection about the conceptions and debates that involved the approvalof the bill 05/2005 on December 13th, by the special council of the National Education Council that isresponsible for the National Curricular Guidelines for the Pedagogy Course, Teacher Education Degree. The analysis allowed us to notice that the current politics for teacher education are based on a pragmatic and technicist view of teacher education as they give emphasis to the instrumental dimension of knowledge, which privileges practice over theory: the practice epistemology. This epistemological basis has been providing support to the centrality in teaching, which results in the reduction of the epistemological field of Pedagogy according to the current guidelines. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Reformas educacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Pedagogia |
pt_BR |
dc.subject |
Epistemologia da prática |
pt_BR |
dc.subject |
Relação teoria e prática |
pt_BR |
dc.subject |
Práxis |
pt_BR |
dc.title |
As diretrizes curriculares para o curso de pedagogia: uma expressão da epistemologia da prática |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Curricular guidelines for the pedagogy course: an expression of practice epistemology |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |