dc.contributor.author |
Luiz, Danuta Estrufika Cantoia |
|
dc.contributor.author |
Wambier, Josiane de Fátima |
|
dc.contributor.author |
Bourguignon, Jussara Ayres |
|
dc.date.accessioned |
2010-12-15T12:54:24Z |
|
dc.date.available |
2010-12-15T12:54:24Z |
|
dc.date.issued |
2007 |
|
dc.identifier.citation |
LUIZ, D. E. C.; WAMBIER, J. de F.; BOURGUIGNON, J. A. O núcleo de fundamentos teórico-metodológicos da vida social na formação assistente social: importância do conhecimento universal. Emancipação, Ponta Grossa, v. 7, n.1, p. 9-19. 2007. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/483 |
|
dc.description.abstract |
Este texto analisa a práxis nos marcos da vida social burguesa a partir de uma concepção de ontologia do ser social. Afirma-se que a constituição e o desenvolvimento do processo de reprodução da vida social ou práxis têm como eixo central o trabalho. O trabalho é aqui conceituado como apropriação da natureza exterior mediada pela consciência e pelos instrumentos do trabalho com a finalidade de transformá-la e subordiná-la à satisfação das necessidades humanas. Entende-se que nesse processo o homem também transforma a si mesmo controlando sua natureza interior instintiva e instituindo em seu lugar uma natureza humanizada e histórico-social. Defende-se que essa compreensão de homem e de mundo seja a base sobre a qual a formação profissional do assistente social deva se sustentar. Como o Serviço Social é uma profissão investigativa e interventiva, há uma preocupação em dotar o futuro assistente social de uma fundamentação teórico-metodológica e de valores ético-políticos que lhe assegurem a capacidade de apreensão e proposição de ações a partir das particularidades presentes no cotidiano da prática profissional. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Práxis |
pt_BR |
dc.subject |
Ontologia do ser social |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho |
pt_BR |
dc.subject |
Fundamentos da formação profissional |
pt_BR |
dc.title |
O núcleo de fundamentos teórico-metodológicos da vida social na formação assistente social: importância do conhecimento universal |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |