Title: | Análise dos estilos de aprendizagem dos alunos e professores do curso de graduação em Ciências Contábeis de uma universidade pública do estado do Paraná com a aplicação do inventário de David Kolb |
Author: | Valente, Nelma Terezinha Zubek; Abib, Diva Brecailo; Kusnik, Luiz Fabiano |
Abstract: |
Este artigo apresenta os resultados de pesquisa originada com a aplicação do Teste Kolb para identificar os estilos de aprendizagem dos alunos e professores do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Os dados coletados com 247 alunos e 22 professores, no ano de 2005, permitiram constatar que, muito embora o estilo predominante da maioria dos alunos pesquisados (53%) tenha se concentrado no grupo “experimentação ativa”, os professores em sua maioria (45%) mostram predominância no estilo denominado “conceituação abstrata”. Tal constatação indica uma discrepância entre o modo preferido de aprender dos alunos e o modo de ensinar dos professores. Ou seja, enquanto grande parcela dos docentes prefere ensinar através de conceitos e fundamentos, visando à produtividade e à competência, transmitindo habilidades para que os alunos saibam como fazer as coisas, a maior parte dos alunos, por sua vez, concentra-se no grupo que prefere aprender com professores que encorajam a aprendizagem experimental e a autodescoberta, e que procuram expandir os limites intelectuais de seus alunos. Urge portanto que os atuais métodos de ensino utilizados pelos professores sejam revistos inserindo-se estratégias mais adequadas aos diferentes modos de aprender dos alunos. This paper presents the results reached in a research based on the use of the Kolb Test to identify learning styles of both students and professors in the Graduation Course in AccountingSciences at the Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). The data obtained with 247students and 22 teachers, during the year of 2005, allows us to presume that although the dominant learning style of most students in the research (53%) falls in the category of “active experimentation”, the majority of professors (45%) give preference to the style named “abstract conceptualization”. These figures show a divergence between students' preferred learning way and professors' teaching approach. In other words, while professors favor teaching through concepts and the foundations, aiming at productivity and competence, teaching students abilities that will foster performance, most students treasure learning with professors who encourage them to learn through experimentation and self-discovery, and who promote the enhancement of their students' intellectual boundaries. It is thus imperative that the current teaching methods used by these professors are revised and that strategies that are more adequate may be implemented to harmonize with the different learning styles of students. |
URI: | http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/476 |
Date: | 2007-01 |
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ARTIGO_AnaliseEstiloAprendizagem.pdf | 223.1Kb |
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