A primeira escola de professores dos Campos Gerais - PR

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A primeira escola de professores dos Campos Gerais - PR

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dc.contributor.advisor Lombardi, José Claudinei
dc.contributor.author Nascimento, Maria Isabel Moura
dc.date.accessioned 2010-12-13T12:18:33Z
dc.date.available 2010-12-13T12:18:33Z
dc.date.issued 2004
dc.identifier.citation NASCIMENTO, M. I. M. A primeira escola de professores dos Campos Gerais – PR. 2004, 205 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004. pt_BR
dc.identifier.uri http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/473
dc.description.abstract Esta pesquisa tem por objetivo investigar o processo histórico de constituição e instituição da primeira escola de professores na região dos Campos Gerais do Estado do Paraná, delimitando-se ao período histórico compreendido entre a criação da Província do Paraná em 1853 e a abertura da Escola Normal de Ponta Grossa em 1924. A pesquisa investiga as múltiplas e complexas relações presentes na formação dos Campos Gerais e, neste sentido, analisa os determinantes políticos, econômicos e sociais que geraram, naquela região, as condições para a criação da primeira escola de professores. No percurso de investigação procura-se, igualmente, compreender a formação dos professores para lecionar antes do surgimento da Escola Normal na região e quais eram as condições para eles instruírem a população espalhada pelos longínquos lugarejos e vilas. Aparece como um dos principais fatores a demanda por escolas e professores gerada em razão do fechamento de escolas das colônias. Outros fatores, também importantes, contribuíram para a determinação da instituição dessa escola de professores, como: o ideário republicano de expansão da escolarização e que atende às pressões da sociedade; as transformações sofridas pelas cidades em razão da acelerada urbanização e da perda de suas características rurais; além do processo de expansão da industrialização, cuja aceleração é explicada em parte pelas dificuldades impostas pelas restrições ao comércio mundial durante a primeira grande guerra. As fontes utilizadas nesta pesquisa foram coletadas nas seguintes instituições: Arquivo Público do Paraná, Arquivo Público do Estado de São Paulo, Biblioteca Pública de Ponta Grossa, Casa da Memória de Ponta Grossa, Museu Campos Gerais - Ponta Grossa, Colégio Estadual Regente Feijó, Colégio Sant’Ana, Instituto de Educação César Prieto Martinez, Colégio SEPAM - Castro (antigo Colégio São José), Núcleo Regional do Ensino - Ponta Grossa, Setor de Documentação da Secretaria de Educação do Estado do Paraná e nas bibliotecas da UNICAMP e da UEPG. A pesquisa permitiu uma melhor compreensão das condições de formação e atuação dos professores no contexto histórico de desenvolvimento dos Campos Gerais - PR, visto que a base da história de todo homem está no exercício do trabalho, que é determinante do seu desenvolvimento. pt_BR
dc.description.abstract This work is intended to investigate the historical process of constituting and instituting the first school for teachers in the region of Campos Gerais, in the State of Paraná - PR (south of Brazil), comprehending the historical period between the creation of the Province of Paraná in 1853 and the establishment of school for teachers of Ponta Grossa in 1924. The research investigates the multiple and complex relations within the settlement of Campos Gerais – PR and, therefore, analyzes the political, economical and social determinants which fostered the conditions for the creation of the first school for teachers. Throughout the process of investigation it is intended as well to perceive the educational training of teachers before the foundation of school for teachers in the region, and the conditions these teachers had to instruct the population spread all over the distant villages and settlements. Among the main contributing factors for the setting up of this institution was the demand for schools and teachers generated from the closing down of the farms communities’ schools. Others included the republican ideals of expanding education and meeting society’s pressures, the transformations the cities had been through due to the accelerated process of urbanization and consequent lost of rural characteristics, as well as the process of expanding industrialization, whose acceleration is explained partly from the difficulties imposed by the restrictions from international commerce during World War I. The bibliography utilized in this work was collected at the following institutions: Public Archive of Paraná, Public Archive of the State of São Paulo, Public Library of Ponta Grossa, House of Memory of Ponta Grossa, Campos Gerais Museum–Ponta Grossa, Regente Feijó State High School, Sant’Ana High School, Institute of Education César Prieto Martinez, SEPAM High School, Regional Branch for Learning – Ponta Grossa, Documentation Sector of the Board of Education of the State of Paraná and the libraries of UNICAMP (State University of Campinas) and UEPG (State University of Ponta Grossa). Also, the research allowed room for an improved understanding of the conditions of the teachers’ training and performance in the historical context of the development of Campos Gerais – PR, since the foundations of every man’s history is within the execution of his job - which is determinant for his self development. pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Escolas públicas - história pt_BR
dc.subject Professores - formação pt_BR
dc.subject Educação - Brasil - história pt_BR
dc.title A primeira escola de professores dos Campos Gerais - PR pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


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