Leitura na escola: as representações e práticas de professoras

DSpace/Manakin Repository

Leitura na escola: as representações e práticas de professoras

Show simple item record

dc.contributor.advisor Silva, Ezequiel Theodoro da
dc.contributor.author Saveli, Esméria de Lourdes
dc.date.accessioned 2010-12-06T18:26:50Z
dc.date.available 2010-12-06T18:26:50Z
dc.date.issued 2001
dc.identifier.citation SAVELI, E. de L. Leitura na escola: as representações e práticas de professoras. 2001, 174 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001. pt_BR
dc.identifier.uri http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/442
dc.description.abstract O trabalho enfoca as práticas de leitura desenvolvidas por um grupo de professoras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série numa escola pública do município de Ponta Grossa, Paraná. A marca principal da pesquisa esteve voltada para o cotidiano da escola com o objetivo de analisar como a professora, que está inserida em um contexto que possibilita a reflexão sobre a sua prática, compreende e trabalha a leitura na escola. Para isso, foi instaurado um processo reflexivo que possibilitou explicar a prática, não de forma isolada e abstrata, mas com base nas situações do cotidiano escolar, num movimento constante da prática para a teoria e numa volta à prática para transformá-la. Na análise do material empírico buscou-se compreender a prática de leitura que as professoras desenvolviam na escola á partir dos indícios das representações manifestas, das experiências relatadas e dos conceitos que elaboraram ao longo do processo de formação. pt_BR
dc.description.abstract This work focus us on the reading practices that were developed by a group of teachers of Kindergarten and Elementary Education from the first to the fourth grade of a Public School of the Municipality of Ponta Grossa, Paraná. The main purpose of the research aimed the daily life of the school having as objective to analyse how the teacher that is inserted in a context that enables consideration of its practice, and understands and works reading in the school. In order to do so a reflexive process has been established that enabled the practice to be explained not in an isolated and abstract way, but based on the schools everyday situations, in a constant movement from practice to theory and back to practice to transform it while analysing the empirical material we tried to understand the reading practice that the teachers developed in the school departing from clues from representations that were manifested, from the experiences that were mentioned and from the concepts that were elaborated a long the formation process. pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Prática de ensino pt_BR
dc.subject Professores - formação pt_BR
dc.subject Arte pt_BR
dc.title Leitura na escola: as representações e práticas de professoras pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TESE_EsmeriaLourdesSaveli.pdf 668.6Kb PDF View/Open

The following license files are associated with this item:

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account