dc.contributor.advisor |
Romanowski, Joana Paulin |
|
dc.contributor.author |
Zarpellon, Lídia Dalgallo |
|
dc.date.accessioned |
2010-11-29T10:55:00Z |
|
dc.date.available |
2010-11-29T10:55:00Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
|
dc.identifier.citation |
ZARPELLON, L. D. A prática pedagógica na formação do profissional enfermeiro para atuar em saúde pública. 2006, 178f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2006. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/431 |
|
dc.description.abstract |
Esta pesquisa propõe como tema de estudo a prática pedagógica na formação do profissional enfermeiro para atuar na Saúde Pública. A questão norteadora da investigação direciona-se para como os acadêmicos e professores do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) percebem a formação para atuar em Saúde Pública? O objetivo da investigação é analisar a prática pedagógica na percepção dos acadêmicos e professores do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa quanto a conhecimentos para atuar em Saúde Pública. Tendo em vista a natureza do objeto em estudo, abordagem metodológica é a pesquisa qualitativa. Utilizou-se o grupo focal, entrevista semi-estruturada e a análise documental. As questões direcionadoras deste levantamento junto aos acadêmicos e professores procuram examinar a prática pedagógica realizada no referido curso. Foi feito um levantamento bibliográfico sobre a formação deste profissional, considerando as políticas de saúde, no Brasil. As questões direcionadoras no grupo focal focalizaram os aspectos da prática pedagógica vivenciada pelos acadêmicos e professores no decorrer do curso. Para analisar as falas, foram escolhidas as análise de conteúdo de Bardin, os referenciais em Saúde Pública de Rizzotto, Mendes e quanto à prática pedagógica os estudos realizados por Cunha, Bordenave e Berbel. Pôde-se inferir quanto a prática pedagógica realizada valoriza a contextualização dos conhecimentos trabalhados no curso de enfermagem procurando o que fazer para integrar a comunidade, e que há um forte direcionamento das ações do enfermeiro para a assistência de enfermagem ao paciente. A pesquisa revelou que este parece ser o desafio para a enfermagem na Saúde Pública: a (re) construção da prática assistencial de modo a contribuir para a integralização da assistência à saúde. Ainda as falas sugerem que os conhecimentos em Saúde Pública na formação do enfermeiro podem desenvolver sua capacidade de gerencia, de compreender a realidade de sua organização e de exercer um processo de gerenciamento voltado para as expectativas da comunidade. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This research shows the study of the pedagogical practice of Nurse in formation to work in the Public Health. The main question of this research is focused in how the students and teachers of nursing graduation course of the Ponta Grossa State University (UEPG) perceive the formation to act in Public Health? The main purpose of this investigation is to analyse the perception of teachers and students of Nursing Graduation Course of Ponta Grossa State University about the pedagogical practice and verify their knowledge to work in the Public Health. The nature of this study claims to qualitative research approach. Focused group, half-structuralized interview and documents analyses were required. The guided questions of this survey in relation to students and professors try to examine the pedagogical practice perceived in the related course. A bibliographical survey on the formation of this professional was made, considering the health policies in Brazil. The guided questions in the focalized group brought aspects of the pedagogical practice lived deeply by the student and professors in the course. To analyse the speeches, the Bardin content analysis was chosen, the references about Rizzotto Public Health, Mendes and considering the pedagogical practice the studies about Cunha, Bordenave and Berbel. The research showed that the content contextualization is prized in the pedagogical practice of nursing course and it can integrate the community and that there is a strong action direction to work in nursing assistance to the patient. The research showed that the challenge for Nursing in the Public Health has been: the (re)construction of the assistant practice in order to contribute for the health assistance integration. The speeches also suggest that the Public Health knowledge in nursing formation can develop the capacity to manage, understand the reality of its organization and to practice a management process directed toward the community expectations. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Formação profissional |
pt_BR |
dc.subject |
Saúde pública |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas de saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de enfermagem |
pt_BR |
dc.title |
A prática pedagógica na formação do profissional enfermeiro para atuar em saúde pública |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |