Materialismo histórico e dialético: uma discussão sobre as categorias centrais

DSpace/Manakin Repository

Materialismo histórico e dialético: uma discussão sobre as categorias centrais

Show simple item record

dc.contributor.author Masson, Gisele
dc.date.accessioned 2010-11-25T19:52:06Z
dc.date.available 2010-11-25T19:52:06Z
dc.date.issued 2007-07
dc.identifier.citation MASSON, G. Materialismo histórico e dialético: uma discussão sobre as categorias centrais. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 2, n. 2, p. 105- 114, jul./dez. 2007. pt_BR
dc.identifier.uri http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/428
dc.description.abstract O presente artigo apresenta as principais categorias que fundamentam o método materialista histórico e dialético desenvolvido por Marx, objetivando contribuir para a discussão metodológica da pesquisa em educação. Trata-se de tentar entender as dificuldades e desafios do estatuto teórico de obras marxianas e de autores que abordam tal concepção metodológica e que possibilitam compreender o sentido e a direção da educação no âmbito do modo de produção capitalista. pt_BR
dc.description.abstract This paper presents the main categories which underpinning the dialectical and historical materialism method developed by Marx aiming at contributing to the discussion on the educational research methodology. It discusses the difficulties and challenges of the theoretical statute of Marx’ work as well as of the authors who address this methodological conception which help to understand the meaning and direction of the education in the field of the capitalist mode of production. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Materialismo histórico e dialético pt_BR
dc.subject Marx pt_BR
dc.subject Pesquisa em educação pt_BR
dc.title Materialismo histórico e dialético: uma discussão sobre as categorias centrais pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
ARTIGO_MaterialismoHistorioDialético.pdf 211.5Kb PDF View/Open

The following license files are associated with this item:

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account