Abstract:
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Esta pesquisa objetiva apresentar o confronto entre os níveis de satisfação e insatisfação, valendo-se da análise de situações diagnosticadas através das opiniões dos usuários dos serviços contábeis, com dimensões qualitativas, através da utilização do processo das inovações incrementais, nas áreas: contábil, fiscal, trabalhista e previdenciária, da cidade de Ponta Grossa. A pesquisa utilizou a técnica de levantamento de dados, por meio da aplicação de questionários e entrevistas. Os resultados da pesquisa revelaram que a maioria dos serviços contábeis considerados simplesmente técnicos, excessivamente voltados para a escrituração, apresentou-se satisfatórios. Mas, também revelou que existem serviços que necessitam de melhoramentos e de esclarecimentos mais detalhado do contabilista, para tomada de decisões dos empresários em seus negócios. Entre as áreas de serviços que mais se apresentaram satisfeitas foram: A classificação e a Escrituração da Contabilidade; A elaboração do Balanço Anual e Demonstrativos de Resultados; Transmissão do Sintegra perante a Receita Estadual. Porém as áreas de serviços pesquisadas que se destacaram insatisfatórias foram: Gerenciamento de aprendizado contínuo utilizando a experiência dos empresários, interagindo com o desempenho de suas atividades; Os valores cobrados referentes aos honorários de serviços contábeis e outros gastos eventuais de materiais com a execução do serviço; Elaboração da folha de pagamento dos empregados e do Pró-labore, bem como das guias de recolhimento dos encargos sociais e tributos afins. |